Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Garota sofre importunação sexual à tarde, no Parque dos Espanhóis

18 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério (17/2/2022))

Era para ser mais uma tarde agradável no Parque dos Espanhóis, em Sorocaba, porém, uma situação lamentável ocorreu no local. Uma adolescente de 16 anos flagrou um homem se masturbando no banheiro público feminino, na última terça-feira (15). A situação aconteceu por volta das 16h30 e acabou com o passeio da garota. Ela até tentou procurar por algum Guarda Civil Municipal (GCM), mas não encontrou ninguém para atendê-la.

O Cruzeiro do Sul conversou com a mãe da menina, que preferiu não ser identificada. A mulher informou que não estava no parque no momento da importunação sexual, o que a deixou ainda mais aflita. Ela disse que a filha relatou ouvir barulhos enquanto entrava no banheiro, mas achou que não fosse nada de mais. Entretanto, acabou se deparando com a cena deplorável e ficou apavorada.

A jovem saiu do toalete correndo e procurou por algum profissional de segurança pública para contar o que tinha acabado de ver, mas não havia nenhum agente na praça. O homem, então, teria saído do banheiro e entrado em um carro de passeio que puxava uma carroça de venda de fruta e ali permaneceu. Após cerca de 20 minutos, ele voltou para o banheiro feminino, onde ficou por cerca de quase uma hora, antes de sair e ir embora.

A mãe da garota a orientou para que fosse embora do parque. À noite, conversou com os guardas que estavam no parque e contou sobre a situação que a filha tinha passado mais cedo. Os agentes a informaram que, devido ao período de férias de alguns profissionais, não havia viaturas disponíveis no horário em que o fato ocorreu.

“Ela [adolescente] tremia, porque não é algo comum. Disse que se sentiu humilhada e, mesmo assustada, ficou por ali porque tinha muitas crianças pequenas. Minha filha teve medo de alguma delas ir para o banheiro. Nessa situação toda, deu para perceber que o homem fez aquilo na intenção de que alguém visse. Ele deixou a porta aberta”, contou a mulher.

“Revolta” e “ódio” definem o que responsável pela menina sente. Ela afirmou que até o seu filho está com medo de frequentar o parque. Além disso, lamenta o fato de não poder aproveitar o espaço por conta da falta de segurança.

A reportagem questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre o caso. Em resposta, a administração municipal disse que a GCM não recebeu nenhuma solicitação em sua Central referente ao episódio em questão. No entanto, destacou que a Corporação realiza um trabalho setorizado de patrulhamento na cidade, inclusive, na região do Parque dos Espanhóis.

“Nessa área, a equipe é formada por dois guardas que assumem serviço na base de apoio localizada no próprio parque, e realiza o patrulhamento estendido pela zona leste da cidade. O serviço é prestado 24 horas por dia. Em caso de a equipe não estar na base naquele momento, a orientação é entrar em contato pelo telefone 153, que o solicitante será prontamente atendido”, finalizou. (Wilma Antunes)