Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Prefeitura de Sorocaba prorroga racionamento por mais 28 dias

O rodízio de água, em vigor na cidade desde o mês passado, continuará nos mesmos moldes atuais

17 de Fevereiro de 2022 às 12:30
Ana Claudia Martins [email protected]
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou a prorrogação do racionamento de água em coletiva de imprensa no Paço
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou a prorrogação do racionamento de água em coletiva de imprensa no Paço (Crédito: Ana Cláudia Martins)

A Prefeitura de Sorocaba decidiu prorrogar o racionamento de água que está em vigor na cidade, desde o mês passado, nos mesmos moldes atuais, por mais 28 dias. O objetivo é alcançar a meta de 50% do volume de água da represa de Itupararanga. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17), durante entrevista coletiva para a imprensa, no Paço Municipal.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, caso o reservatório alcance a meta de 50% antes do prazo, o rodízio de água deverá ser automaticamente suspenso. Atualmente, a represa de Itupararanga está com cerca de 43% de seu volume útil.

O reservatório é responsável pelo abastecimento de água de 85% de Sorocaba, além de outras sete cidades da região. Atualmente, a represa de Itupararanga é administrado pela CBA Alumínio, do Grupo Votorantim.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse que a decisão foi baseada no objetivo de aumentar a quantidade de água na represa de Itupararanga, para garantir maior segurança hídrica para a cidade. Manga disse ainda que Sorocaba não ocorre o risco de ficar sem água em 2022 e que a decisão de prorrogar o racionamento é contribuir para a maior reservação de água da represa.

"Agradeço aos sorocabanos que colaboraram e abraçaram o rodízio e sobretudo a causa de ajudar na recuperação do reservatório de Itupararanga. Então, para garantir uma reserva maior de água no período seco o nível necessário para o mês que vem (março de 2022) é de 50,24%", destaca o prefeito.

Desde o último dia 25 de janeiro, o racionamento de água na cidade ocorre três dias com abastecimento normal e um dia com interrupção por 12 horas, das 18h às 6h, seguindo o cronograma das regiões divididas por quatro grupos. 

O rodízio de água em Sorocaba foi anunciado em 12 de janeiro deste ano e teve início no dia 17 do mês passado. Inicialmente, o racionamento de água, no período de 17 a 24 de janeiro, teve interrupções no fornecimento das 22h às 5h.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que a fiscalização contra o desperdício de água na cidade continua sendo realizado normalmente, incluindo a possibilidade de multa.

Resultados obtidos

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, até o momento, o racionamento de água implantado na cidade teve picos de redução no consumo de 15% a 20%, em relação ao ano passado.

Conforme o Saae Sorocaba, o volume total economizado no período foi de 710.500 (m³). A autarquia afirma que a economia de água gerada em Sorocaba representa cinco centímetros do nível da represa de Itupararanga.

Já a economia diária média foi de 23.000 m³, o que equivale ao consumo de uma cidade de 115 mil habitantes, o que corresponde, aproximadamente, a população de Votorantim. Outra comparação do volume diário economizado corresponde  a 12 piscinas olímpicas por dia. 

Situação dos mananciais

De acordo com o Saae Sorocaba, a situação atual dos mananciais que abastecem Sorocaba é a seguinte: Sistema Castelinho/Ferraz está com nível de água de 95% e o Sistema Ipaneminha em 75%. Em relação ao Rio Sorocaba, a autarquia informa que a captação de água está normalizada (soleira de nível). (Da Redação)