Tempo
Meteorologia prevê volta dos temporais

As altas temperaturas chegam acompanhadas de chuvas na região de Sorocaba. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê o início dos temporais ainda hoje (17). Além disso, a umidade relativa do ar -- que está baixa -- deve se elevar gradualmente entre esta semana e a próxima. Apesar de a chuva se estender para os próximos dias, o volume de água previsto não deve causar nenhum tipo de transtorno como alargamentos, inundações ou deslizamentos, segundo a previsão.
Para hoje, o dia deve permanecer nublado, com temperatura máxima de 32ºC e mínima de 17ºC. As chuvas começam no período da tarde, mas não devem continuar à noite. O índice pluviométrico esperado é de seis milímetros. Já, os níveis da umidade do ar ficam entre 38% e 91%. Amanhã (18), muitas nuvens ocuparão espaço no céu. O dia será ensolarado, com máxima de 30ºC e mínima de 18ºC. As pancadas de chuva começam à tarde e se mantém até a noite. O acumulado de chuva se aproxima dos dez milímetros. Os índices da qualidade do ar ficam entre 48% e 88%.
O sábado (19) continua abafado e úmido. A máxima pode chegar aos 31ºC e a mínima, 17ºC. Há aumento de nuvens na parte da manhã. As chuvas, assim como no dia anterior, ocorrem durante os períodos da tarde e da noite. O índice pluviométrico esperado é de oito milímetros. A umidade do ar, por sua vez, fica entre 47% e 92%. No domingo (20), o dia começa ensolarado e com um pouco de neblina. O clima continua quente, com máxima de 30ºC e mínima de 18ºC. As chuvas começam à tarde e continuam à noite. O acumulado previsto é de dez milímetros, enquanto a umidade do ar fica entre 48% e 97%.
As pancadas de chuva continuam até a tarde de segunda-feira (21), com volume de água previsto em quatro milímetros. O dia será ensolarado e a noite terá tempo aberto. Os termômetros podem marcar temperatura máxima de 31ºC e mínima de 18ºC. Os índices da umidade relativa do ar ficam entre 49% e 97%. Terça-feira (22) contará com tempo limpo. A temperatura máxima pode chegar aos 32ºC e a mínima, 19ºC. A umidade do ar fica entre 52% e 90%, dentro dos padrões considerados ideais para a saúde humana. (Wilma Antunes)