Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Casa Digna Lotes Sociais chama famílias

16 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Programa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social.
Programa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), convoca as primeiras famílias em situação de vulnerabilidade social a serem beneficiadas pelo programa Casa Digna Sorocaba Lotes Sociais. O edital, com a relação dos primeiros 43 munícipes beneficiários, foi divulgado ontem (15) no Jornal Município de Sorocaba, e pode ser conferido no site https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.

Os munícipes convocados deverão comparecer para o atendimento social na Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, localizada na Rua Souza Pereira, 448, no andar Térreo, no Centro de Sorocaba, no dia e horário indicados no edital, com todos os documentos pessoais originais de todos os integrantes da família, conforme descrito no edital.

A Sehab destaca que os munícipes convocados que não puderem comparecer no dia e horário indicados deverão entrar em contato com a Sehab, até o dia 3 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3212-7287, para reagendar o atendimento social.

Após a divulgação das listas, as pessoas que não se manifestarem, receberão visitas das assistentes sociais e técnicos da Sehab para garantir que a comunicação seja efetivada.

Instituído pela Lei Municipal nº 12.486, de 7 de janeiro de 2022, o programa Casa Digna Sorocaba Lotes Sociais visa indicar famílias em situação de vulnerabilidade social para receberem terrenos públicos, com toda a infraestrutura necessária, como água potável, saneamento básico, iluminação, coleta de lixo, dentre outros serviços, além de auxiliá-las na execução de moradias, inclusive com protótipos de plantas sociais, que vão variar conforme o perfil de cada família, para que elas já tenham uma base de edificação para ser construída.

Próximos passos

Além de receber o terreno público, as famílias beneficiadas com a iniciativa municipal receberão o acompanhamento técnico de arquitetos e engenheiros e uma planta social modular, que poderá ser construída em etapas, conforme os recursos de cada família.

Com o retorno das aulas nas universidades, os servidores da Sehab já programam ações, aos sábados, junto aos alunos dos cursos de Arquitetura das universidades de Sorocaba e seus supervisores para montagem de gabaritos, ou seja, a demarcação das casas nos lotes para facilitar a execução e permitir que estudantes verifiquem, no local, as ações preliminares da obra. A Sehab também quantificará os materiais necessários para a execução da moradia e fará uma campanha junto à iniciativa privada, além de fomentar alternativas que auxiliem as famílias a construírem o seu lar. (Da Redação)