Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba inicia comemorações do bicentenário da Independência do Brasil

Cidade já iniciou as comemorações e preparativos para celebrar esse marco histórico

13 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, o
Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, o "Pai da História do Brasil". (Crédito: REPRODUÇÃO)

Embora a data do bicentenário da Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro de 1822, seja apenas dentro de sete meses, Sorocaba já iniciou as comemorações e preparativos para celebrar esse marco histórico. Uma delas é a solenidade que será realizada pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) na quinta-feira (17), às 10h, no Largo São Bento. No evento, as homenagens serão voltadas ao diplomata sorocabano Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, considerado o “Pai da História do Brasil”.

O evento irá marcar a abertura das comemorações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil. É o que destaca o professor Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil em São Paulo. “Faremos uma solenidade em homenagem a data do aniversário de Varnhagen, 17 de fevereiro, em frente ao monumento de Visconde de Porto Seguro, que está localizado no Largo de São Bento”.

Além disso, aponta Cezar, a celebração é uma forma de gerar reflexão sobre a importância de Francisco Adolfo de Varnhagen para a história do Brasil. Conhecido por sua valiosa produção historiográfica e por sua obra principal, “História do Brasil”, a primeira compilação sobre a história do País, Visconde de Porto Seguro também se tornou uma figura importante para a cidade. “A visão que temos da história do Brasil é de um sorocabano. Então vamos lembrar essa figura ilustre e a importância de Sorocaba nisso tudo. Vamos refletir a história para que não ocorram os mesmos equívocos do passado”, destaca ao convidar os munícipes para a solenidade.

A cerimônia será realizada com o apoio da Academia Militar de História Terrestre do Brasil/São Paulo, do Gabinete de Leitura Sorocabano, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Comemorações

Na cidade, outras entidades também estão envolvidas com as celebrações em comemoração ao bicentenário, como a associação Guardiões do Império, que iniciou a contagem regressiva em 7 de setembro de 2021 e planeja ações em Sorocaba. De acordo com Emanoel Rodrigues, integrante da associação, estão sendo elaboradas várias atividades que serão realizadas ao longo do ano, muitas delas em homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont, que tem uma relação estreita com Sorocaba.

Entre as ações, está a construção de réplicas dos monumentos Ícaro, uma estátua da mitologia grega que está acima do túmulo onde descansa o corpo de Santos Dumont, e Demoisellie, último e mais avançado modelo de aeronave construído por Santos Dumont. (Jéssica Nascimento)