Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Pesquisa Ipecs compara os prefeitos de Sorocaba dos últimos 30 anos

Nos gráficos, os dados da pesquisa são mostrados em três vertentes: por gênero, idade e região da cidade. Atual prefeito Rodrigo Manga e ex-prefeito Renato Amary dividem a preferência

13 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sede da Prefeitura de Sorocaba: pesquisa avaliou os Poderes Executivo e Legislativo, e a administração municipal, além de comparar os prefeitos dos últimos 30 anos.
Sede da Prefeitura de Sorocaba: pesquisa avaliou os Poderes Executivo e Legislativo, e a administração municipal, além de comparar os prefeitos dos últimos 30 anos. (Crédito: Fonte Ipecs / Arte Anderson Magno)

Em janeiro, o Cruzeiro do Sul publicou as primeiras pesquisas do Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), recém-criado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) para servir como mais uma ferramenta na área de levantamento e análise de dados.

Com metodologia específica e a credibilidade de 118 anos de vida do jornal, o Ipecs trouxe inicialmente dois levantamentos. Um deles avaliou os Poderes Executivo e Legislativo e a administração municipal de Sorocaba, com o julgamento de quatro serviços (saúde, segurança, transporte e educação) da cidade pelos entrevistados.
Outro levantamento mostrou as marcas mais lembradas pelos sorocabanos em 11 segmentos (esse conteúdo detalhado foi publicado na edição impressa do último dia 30 de janeiro e também nas plataformas digitais).

Na edição de hoje, o Ipecs traz a comparação entre os prefeitos de Sorocaba nos últimos 30 anos. O detalhamento traz o levantamento por gênero, idade e região da cidade.

Dependendo do parâmetro pesquisado, o atual prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e o ex-prefeito Renato Amary dividem a preferência dos entrevistados. Ex-deputado estadual e federal, Amary esteve à frente do Executivo sorocabano por dois mandatos seguidos, de 1997 a 2004.

Tendo como público-alvo pessoas acima de 16 anos, para a realização das pesquisas do Ipecs foi criado um extrato de Sorocaba por gênero, faixa etária, zona da cidade e classe econômica. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram ouvidas 617 pessoas entre 17 e 20 de dezembro e, na segunda, mais 580 pessoas de 11 a 13 de janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Galeria

Confira a galeria de fotos