Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura ainda não definiu sobre internet

12 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Aparelhos podem ser usados para automatizar a cidade e disponibilizar conexão 5G.
Aparelhos podem ser usados para automatizar a cidade e disponibilizar conexão 5G. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Embora tenha anunciado a instalação de luminárias inteligentes com 5G em Sorocaba, a Prefeitura ainda não definiu se elas fornecerão internet à população. Além da função comum, os aparelhos podem ser usados para automatizar a cidade e disponibilizar conexão de internet. O Executivo informa que a decisão depende da assinatura do acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo a municipalidade, isso deve ocorrer ainda neste mês, mas não especificou data.

Os recursos tecnológicos serão implantadas por meio de parceria entre a administração municipal e a ABDI. A Prefeitura divulgou a iniciativa na terça-feira (8). Ela faz parte do programa Conecta 5G, do Ministério das Comunicações (Mcom). Na ocasião, houve reunião entre o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos), o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, e o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Segundo o Executivo, a cidade será a primeira da região do Sudeste do País a receber as luminárias equipadas com conexão 5G. “As luminárias inteligentes fazem a transmissão do sinal, por meio de antenas de internet sem fio, instaladas nos postes, e ainda podem contar com câmeras de alta tecnologia, com reconhecimento facial”.

De acordo com Manga, os aparelhos serão colocados em uma via no centro, como projeto-piloto. Ele diz que será escolhido um local com grande fluxo de pessoas, para atender, principalmente, os terminais de ônibus e empresas. Futuramente, a intenção é implementar as luminárias inteligentes em outras localidades do município.

Segundo a ABDI, Sorocaba deverá receber o programa ainda neste semestre, mas não detalhou quando. O motivo da escolha do município também não foi esclarecido, bem como o valor a ser investido na cidade. O Executivo igualmente não comunicou a data e o local exatos de implementação, pois tudo depende da assinatura do acordo entre as partes.

A ABDI informou que a função das luminárias é automatizar as cidades, tornando-as mais inteligentes. Portanto, elas serão fornecidas com recursos para auxiliar no funcionamento de equipamentos públicos. Poderão ser conectadas, por exemplo, a semáforos inteligentes, a fim de melhorar o desempenho deles. Além disso, podem transmitir dados para centros de controle e comando de trânsito mais rapidamente, devido à velocidade do 5G. Assim, é possível monitorar o tráfego de maneira mais eficaz.

Já o fornecimento de internet à população é de responsabilidade das prefeituras. Por isso, cada cidade pode decidir se utilizará ou não os equipamentos para essa função. Caso adote a funcionalidade, o Poder Público municipal deverá providenciar todos meios necessários para possibilitar o acesso à rede. Ainda conforme a entidade, também cabe as administrações municipais estender o sistema para toda a cidade. (Vinicius Camargo)