Cidades
Procura por GNV triplica na região

A instalação do Gás Natural Veicular (GNV) é uma das principais alternativas para os motoristas diante do aumento no preço da gasolina, álcool e diesel. Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) mostra que as solicitações para o serviço de alteração de combustível GNV cresceu 216,4 % na região de Sorocaba. Foram 405 solicitações nos doze meses de 2021 contra 128 no mesmo período de 2020.
No Estado de São Paulo, o aumento foi de 124,5%. Foram 7.031 pedidos em 2021 contra 3.131 adaptações nos doze meses de 2020. Na capital, o aumento foi de 103 %. Foram 3.160 pedidos no ano passado e 1.554 em 2020. Atualmente, a frota com kit GNV (gás natural veicular) no Estado de São Paulo é de 249.207 veículos.
Os números são consequência dos dados registrados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De janeiro a dezembro de 2021, a gasolina subiu 46,8%, o álcool 58% e o diesel apresentou alta de 45% nos postos de combustível do País.
“A alta nos pedidos de conversão para GNV reflete a busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do líquido pelo gás foi a alternativa encontrada para condutores que circulam constantemente, como motoristas de aplicativo e táxis. Porém, antes de fazer a transição é imprescindível que o cidadão procure uma unidade do Detran para dar início ao processo”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do órgão. (Da Redação)