Sorocaba
Jaqueline Coutinho registra boletim de ocorrência contra Vinícius Aith
A ex-prefeita presta depoimento na Delegacia Seccional de Sorocaba sobre a intimação que recebeu do vereador na manhã desta quinta-feira (10)
A ex-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho registrou um boletim de ocorrência Delegacia Seccional de Sorocaba sobre a intimação que recebeu na manhã desta quinta-feira (10) para prestar depoimento para uma CPI instaurada no ano passado pela Câmara de Sorocaba sobre compra de livros. O procedimento é contra o vereador Vinícius Aith (PRTB).
Ela chegou à Seccional por volta das 16h50. A ex-prefeita, que é delegada aposentada, esteve acompanhada do advogado Paulo Soranz. Ao deixar a delegacia, entre outras coisas, ele relatou que o caso está tipificado como abuso de autoridade. “Está totalmente caracterizada na nova lei de abuso de autoridade. Nós fizemos toda a narrativa do que aconteceu, no caso a divulgação das imagens, em que expõe as minhas intimidades, a minha honra, a minha privacidade, causando sério prejuízos, porque houve, evidentemente, uma situação de humilhação, de constrangimento e de ridicularização”, afirmou. Ela lembrou que a situação criminal está tipificada no caso.
Um inquérito policial deverá ser aberto para investigar o caso. Ela ainda voltou a defender a legalidade das ações na compra dos livros. Jaqueline Coutinho disse também não teria qualquer tipo de problema em prestar esclarecimentos à CPI, e que não haveria necessidade de haver a intimação da forma que ocorreu.
Sobre o registro de boletim de ocorrência, por meio de sua assessoria de imprensa, o vereador Aith afirmou que está tranquilo e que agiu dentro da legalidade. Ele informou também que não teve acesso ao boletim de ocorrência, registrado pela ex-prefeita.
A CPI apura possíveis irregularidades na compra de livro pela Prefeitura de Sorocaba, em 2020, quando a ex-delegada era prefeita. Ao menos R$ 29 milhões foram gastos na compra. O material, que teve parte considerado inapropiado, ficou armazenado por meses na Arena Sorocaba. Vinícius Aith (PRTB) foi o vereador que sugeriu a CPI e ele mesmo que entregou a intimação à ex-prefeita nesta quinta-feira (10).
Parlamentar não detalhou pedido
O vereador Vinícius Aith não detalhou à Guarda Municipal o motivo da solicitação para a atividade de entrega da notificação. A informação foi confirmada na quinta-feira pela Prefeitura de Sorocaba. Conforme o Executivo, a GCM recebeu a solicitação formal do vereador, “na quarta-feira (9), para prestar apoio, na manhã de quinta-feira (10), em diligência a ser realizada pelo parlamentar, sem detalhamentos da mesma”.
O Executivo ainda ressalta que. conforme as leis municipais 4519/94 e 12.499/22, “a Guarda Civil Municipal (GCM) tem como uma de suas atividades instituídas acompanhar servidores públicos e autoridades no exercício de suas funções, não podendo se furtar a essa convocação”.
Galeria
Confira a galeria de fotos