Sorocaba
Ocupação de UTI Covid na rede pública de Sorocaba chega a 97%
Em toda a rede pública de saúde de Sorocaba -- municipal e estadual -- havia apenas uma vaga de UTI Covid disponível neste sábado (5). Metade das unidades de saúde da cidade tinham 100% de ocupação. A cidade também registrou ontem 157 novos casos e 150 recuperados, porém, não houve novas mortes. As informações são da Secretaria de Saúde de Sorocaba.
De acordo com o boletim, dos 38 leitos de UTI Covid da cidade, apenas um estava sem pacientes. Os hospitais Adib Jatene -- estadual --, Amhemed -- privado contratado pelo município -- e Evangélico tinham todos os leitos ocupados. A única vaga de UTI disponível estava na Santa Casa. Na rede pública, a taxa de ocupação UTI Covid era de 97%. Na rede particular, das quatro unidades, três tinham mais de 60% de ocupação.
No caso dos leitos de enfermaria, seis das 10 unidades de saúde da cidade -- incluindo as privadas -- tinham 100% de ocupação. A situação acontecia no hospital Evangélico -- contratada pela Prefeitura de Sorocaba --, Santa Casa e Amhemed. Na rede privada, o problema era registrado no hospital Samaritano e Unimed. Na data, a cidade tinha seis crianças internadas, sendo duas em UTI.
Outros dados
Após registro acima de dois mil casos em um único dia, durante a semana, o número de casos ficou abaixo dos 200, com 157 registros. Com isso, o total de casos confirmados com a doença passou de 102.879 para 103.036. O número de recuperados chegou a 99.096. Os óbitos confirmados se mantiveram em 2.976. Também não há óbitos em investigação.
O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 886. A cidade teve queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 942 para 866. É o número mais baixo dos últimos 15 dias. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 193.243. (Marcel Scinocca)