Sorocaba
Pesquisa Ipecs traz avaliação da gestão municipal por idade, gênero e região
Terceira parte sobre as pesquisas iniciais do Instituto Cruzeiro do Sul aprofunda dados e recortes

Duas semanas atrás, o Cruzeiro do Sul publicou as primeiras pesquisas do Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs). Com metodologia específica e a credibilidade de 118 anos de vida do jornal, o Ipecs trouxe inicialmente dois levantamentos. Um deles avaliou os Poderes Executivo e Legislativo e a administração municipal de Sorocaba, com o julgamento de quatro serviços (saúde, segurança, transporte e educação) da cidade pelos entrevistados.
Outro levantamento mostrou as marcas mais lembradas pelos sorocabanos em 11 segmentos (esse conteúdo detalhado foi publicado na edição de domingo passado, dia 30.
Já na edição de hoje, o Cruzeiro do Sul traz um recorte aprofundado da avaliação da gestão municipal mostrando os dados da pesquisa em três vertentes: por idade, por gênero e por região da cidade. Uma das curiosidades dos gráficos abaixo é que a aprovação da gestão municipal aumenta conforme a idade dos entrevistados. Ou seja, quanto mais velho, maior a nota dada à administração. O inverso também é válido. A aprovação cai conforme diminui a idade do entrevistado.
Tendo como público-alvo pessoas acima de 16 anos, para a realização das pesquisas do Ipecs foi criado um extrato de Sorocaba por gênero, faixa etária, zona da cidade e classe econômica. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram ouvidas 617 pessoas entre 17 e 20 de dezembro e, na segunda, mais 580 pessoas de 11 a 13 de janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais.
O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Nos próximos domingos o Cruzeiro do Sul seguirá mostrando dados detalhados da pesquisa.
Confira!
Galeria
Confira a galeria de fotos