Buscar no Cruzeiro

Buscar

Perigo!

Votorantim sofre com deslizamentos de terra

Na Vila Nova, o barranco desceu sobre área de lazer da casa

05 de Fevereiro de 2022 às 10:06
Vinicius Camargo [email protected]
Votorantim sofre com deslizamentos de terra.
Votorantim sofre com deslizamentos de terra. (Crédito: Fábio Rogério (4/2/22))

Cinco deslizamentos de terra foram registrados em Votorantim nos últimos três dias, devido às chuvas. O primeiro foi na quarta-feira (2), na Vila Amorim. Os outros quatro ocorreram na quinta-feira (3), nos bairros Vila Nova, Vila Dominguinho, Ângelo Vial e Alphaville. Em todos os casos, ninguém de feriu. As informações são da Defesa Civil da cidade.

No primeiro caso, um cômodo usado por um morador para guardar ferramentas teve de ser parcialmente interditado. Na Vila Nova, a terra atingiu o espaço de lazer de uma residência, mas separado dela. Por isso, os moradores não precisaram ser retirados.

No Alphaville, houve movimentação de terra em uma área de construção e ainda há risco iminente de queda de muro. Já nos bairros Ângelo Vial e Vila Dominguinho, os incidentes não afetaram nenhum imóvel.

Os desprendimentos de terra e de vegetação são causados pelo encharcamento do solo, em decorrência das chuvas. A Defesa Civil reforça que esses problemas podem causar desabamentos e soterramentos, sobretudo, em períodos de chuvas intensas, como vem ocorrendo.

Áreas de risco

Além dos casos citados, Votorantim tem, atualmente, oito áreas de risco sujeitas a alagamentos ou escorregamentos de massa, segundo a Defesa Civil. Elas ficam nos bairros Fornazari, Jardim Toledo, Vila Garcia, Jardim Bandeirantes, Curtume, Barra Funda, Bairro da Chave e Novo Mundo. O órgão afirma monitorar constantemente esses locais.

A Defesa Civil diz que algumas áreas são mais propícias a deslizamentos de terra e outras, a enchentes. Segundo o órgão, o mapeamento das localidades é feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas ou presencialmente, por agentes. “Monitoramos as chuvas, por meio um pluviômetro automático que manda informações para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e outro, manual”, informa o órgão. A estação de acompanhamento manual fica no Paço Municipal.