Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Empresa lança energia fotovoltaica por assinatura

Sistema promete economia aos consumidores. Preços médios do serviços têm variáveis

05 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Sensor instalado no quadro de força fornece informações em tempo real.
Sensor instalado no quadro de força fornece informações em tempo real. (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (31/1/2022))

Consumidores de Sorocaba e de toda a região poderão ter sistema de energia fotovoltaica por assinatura. O serviço será ofertado por meio de programa desenvolvido pela Usina Solar Fotovoltaica de Araçoiaba da Serra, em parceria com Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas). A iniciativa foi apresentada no início da semana, em evento na sede da associação, no bairro Parque Campolim.

O projeto integra um pacote de medidas de eficiência energética e incentivo ao uso de energia solar criado pela Sun Mobi, empresa administradora da usina. O sócio-diretor da empresa, Alexandre Bueno, conta que o modelo funcionará no mesmo formato de serviços de streaming, TV por assinatura e planos pós-pagos de celular, por exemplo.

Segundo ele, a energia fotovoltaica será disponibilizada a qualquer interessado, a partir da fazenda solar de Araçoiaba. Assim, o consumidor não precisará arcar com a implementação do sistema e pagará apenas um valor mensal pela assinatura do serviço. Desde casas, pequenos comércios e condomínios até grandes indústrias poderão aderir ao programa.

”Esse modelo ajuda a democratizar o acesso à energia solar, porque quem gostaria de ter instalação e não tem condição, seja por questão financeira, porque o investimento é alto, ou por questões físicas, como telhado inadequado, agora, tem direito à geração (de energia) das fazendas solares”, disse Bueno.

De acordo com ele, a energia será oferecida em créditos e o cliente poderá escolher a quantidade desejada. Com isso, o contratante receberá, mensalmente, a quantia acordada. Bueno informou não haver taxas para a contratação do serviço. Contudo, não citou os preços médios das assinaturas, sob a justificativa de serem variáveis.

Ele ainda afirma que o principal benefício do sistema é a economia de energia elétrica, pois, com o uso de energia solar, o valor da conta de luz cai. “Hoje, estimamos que faria diferença de 10% a 14% (a menos) na fatura”.

Monitoramento ajuda

Com um equipamento cedido pela empresa, o cliente poderá monitorar, detalhadamente, o seu consumo de energia. Igualmente conseguirá acompanhar quanto gasta, especificamente, ao tomar banho e usar eletrodomésticos, por exemplo. O sensor é instalado no quadro de força e apresenta essas informações em tempo real. Com esse panorama, será possível estabelecer estratégias de economia. “A pessoa pode saber se está gastando muito e trocar o ar-condicionado pelo ventilador, porque vai economizar”, exemplifica Bueno.

Aeas aderiu

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba aderiu ao sistema. Segundo o presidente da entidade, Heverton Bacca Sanches, com a medida, a conta de energia da associação diminuirá 11%. Engenheiro eletricista especialista em energia elétrica e fotovoltaica, Sanches destaca que, além de econômica, a energia fotovoltaica é mais sustentável.

Segundo ele, ao contrário das termoelétricas, o sistema fotovoltaico não consome grandes volumes de água, nem polui. “A energia não renovável sempre vai deixar um rastro de poluição, mesmo que seja pouco”. (Vinicius Camargo)