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Sorocaba

Nova rodoviária fica para final do ano

Não há data definida para início das obras que terá um custo inicial estimando em R$ 35 milhões

04 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Área escolhida fica no km 106 da Raposo Tavares, próxima do novo hospital regional e da Arena Multiúso.
Área escolhida fica no km 106 da Raposo Tavares, próxima do novo hospital regional e da Arena Multiúso. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (3/2/2022))

Sem data definida e após polêmica envolvendo a escolha do local, a Prefeitura de Sorocaba prevê iniciar a construção da nova rodoviária da cidade somente no fim de 2022 ou início de 2023. A informação é da própria Prefeitura. A nova rodoviária será construída no km 106 da Raposo Tavares, atrás da Arena Multiúso e ao lado do Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, na zona oeste da cidade. A previsão inicial é um custo estimado de R$ 35 milhões.

Questionada a respeito, a Prefeitura informou que finaliza estudo técnico e elaboração de documentos para identificar qual a melhor forma, do ponto de vista de custo-benefício, para custeio da obra, seja por meio de concessão para a iniciativa privada ou financiamento externo.

“A execução da obra terá início tão logo concluído o processo de licitação para definir que empresa construirá o empreendimento, o que está previsto para ocorrer no fim de 2022 ou início de 2023, dependendo dos trâmites do processo”.

Anteriormente, a Prefeitura havia informado -- em 17 de novembro do ano passado, quando foi anunciado a definição do local no km 106 da Raposo Tavares -- que a construção do empreendimento seria realizada pelo município, em um prazo de dois anos, via financiamento internacional já aprovado pela Câmara Municipal. “Após a conclusão da obra, e depois de entrar em funcionamento, a administração da nova rodoviária será feita pela iniciativa privada, em sistema de concessão”.

Local escolhido

A escolha do local para a construção da nova rodoviária da cidade acabou virando polêmica. Isso porque dois locais anteriormente apresentados pela Prefeitura foram descartados por conta de protestos gerados por moradores dos bairros Novo Eldorado e Jardim Santa Rosália.

Um dos locais descartados após protesto de moradores fica na rodovia Dr. Celso Charuri. Aliás, o terreno, localizado no bairro Novo Eldorado, consta no Plano Diretor da cidade como sendo estratégico do ponto de vista da mobilidade urbana.

O outro local apontado, uma área em Santa Rosália, entre a avenida Dom Aguirre e a rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho) também foi descartado pela atual gestão após protesto de moradores do bairro. Além disso, a Prefeitura informou que o local é particular e dependia de desapropriações, o que poderia atrasar o início da obra.

Questionada a respeito, a Prefeitura informa que a atual administração entende que a área indicada para receber o empreendimento, na zona oeste da cidade, é a mais apropriada.

“A população, da mesma forma, em consulta pública realizada pela Prefeitura de Sorocaba em 2021, aprovou a construção da nova rodoviária da cidade em uma área pública próximo ao km 106 da rodovia Raposo Tavares. Ainda, outra pesquisa, promovida por um veículo de comunicação da cidade, apontou 52,59% de aprovação para o local da nova rodoviária de Sorocaba”, informou.

Novo Terminal Rodoviário

Além da nova rodoviária, o local escolhido contará com um novo Terminal Rodoviário. Como a área escolhida fica mais distante da atual rodoviária (cerca de 6 quilômetros), a Prefeitura de Sorocaba informa que o projeto do novo terminal foi desenvolvido visando a uma nova estrutura física atualizada e mais adequada à prestação de serviços aos usuários, possibilitando, além dos deslocamentos regionais, a integração com os outros modais de transportes da cidade, notadamente com o Sistema de Transporte Urbano, caracterizado pelos corredores de transporte coletivo e pelo BRT.

A questão é que os moradores dos bairros das regiões norte e leste de Sorocaba, por exemplo, reclamam da distância de onde será construído a nova rodoviária. O que significa um maior tempo de deslocamento, sobretudo, no caso do uso de transporte público, que geralmente leva mais tempo em relação à condução própria, táxi ou transporte por aplicativo. (Ana Cláudia Martins)