Sorocaba
Clubes da cidade cancelam programação carnavalesca
Motivação é o aumento de casos de gripe e de Covid-19. Também não haverá desfile
Sorocaba não terá celebrações oficiais de Carnaval pelo segundo ano consecutivo. Com o aumento dos casos de gripe e de Covid-19, clubes sorocabanos também deixarão de realizar os tradicionais bailes carnavalescos este ano. O cancelamento dos eventos ocorreu após a Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa) suspender a programação do Carnaval 2022, que iria ocorrer no Parque das Águas, com recursos captados pela iniciativa privada, e teria um desfile com quatro escolas.
O Ipanema Clube informou que a folia carnavalesca vai ficar de fora da programação de 2022. Segundo o clube, esse é o segundo ano em que eventos de Carnaval não serão realizados.
O Clube Recreativo Campestre até estava planejando realizar uma festa para celebrar a data, mas por conta da pandemia também precisou rever a ideia e ficar sem atividades carnavalescas por mais um ano.
O mesmo ocorre com a Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, mais conhecida como Clube 28 de Setembro. “A tendência é não realizar festas de Carnaval. É muito arriscado por conta da pandemia”, destaca o presidente do clube, Fábio Isidoro de Arruda.
Já o Clube de Campo de Sorocaba realizaria o evento “Uma noite em Veneza” nos dias 19 e 20 de fevereiro como celebração pré-Carnaval. Porém, diante dos números crescentes de casos positivos da variante Ômicron e de Influenza, a diretoria do clube decidiu cancelar. “Estamos atravessando tempos de incerteza, mas certos de que devemos tentar ao máximo reduzir os danos da pandemia, seguindo em acordo com as orientações governamentais. Contamos com a compreensão de todos, na esperança de que em breve possamos celebrar juntos”, comunicou em nota.
No Sorocaba Clube, a situação é semelhante, contou o presidente do clube, Benedito Maciel de Oliveira Filho. Ele disse que foi preciso cancelar os eventos. Inicialmente, o Sorocaba Clube contaria com várias atividades carnavalescas, incluindo “grito de Carnaval”, que seria realizado amanhã (5), e o tradicional baile de Carnaval, no dia 27 de fevereiro. “Com essa nova onda de gripe e o aumento dos casos da Covid-19, fomos obrigados a cancelar. Então, mais uma vez, o Sorocaba Clube não terá nenhum evento oficial de Carnaval”.
Desfiles
O desfile das escolas de samba foi cancelado em Sorocaba pelo mesmo motivo: o agravamento da situação pandêmica. A mesma situação ocorreu em 2021, quando também não houve programação carnavalesca no município por conta dos casos confirmados da Covid-19. A decisão da suspensão do Carnaval 2022 foi tomada durante uma reunião na sede da Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa), realizada no dia 10 de janeiro.
Com custo estimado em R$ 45 mil, a programação seria realizada no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, no período de 25 de fevereiro a 1º de março de 2022. Além do desfile de quatro escolas de samba, Mocidade Independente, Gaviões da Fiel, Planeta Negro e Estrela da Vila, o evento teria ainda outras atrações, como a festa de lançamento do Carnaval 2022 e a eleição da corte do Carnaval.
Em nota, a Prefeitura informou que com o cancelamento -- em razão do aumento do número de casos da Covid-19 -- da programação de Carnaval que seria realizada por parte da Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa) e da União Sorocabana de Escolas de Samba (Uses), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), não há, neste momento, atividades programadas.
Em novembro do ano passado, o prefeito Rodrigo Manga (Republicano) já havia anunciado que não serão aplicados recursos públicos para a realização do Carnaval em 2022. (Jéssica Nascimento)