Coronavírus
Sorocaba tem mais 2.526 casos de Covid
Mais 2.526 casos confirmados de Covid-19 foram notificados ontem (3) em Sorocaba. O número elevado de positivações é acompanhado de dez mortes pela doença. Todas a vítimas tinham mais de 60 anos e a maioria delas apresentavam comorbidades. Desde o início da crise sanitária, já são 102.661 pessoas infectadas na cidade. No período de cinco dias, houve aumento de 5,2% no acumulado de casos. Isso corresponde a 5.115 pessoas doentes, uma média de mais de mil casos a cada 24 horas.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre as pessoas que estão com a infecção ativa no corpo, 102 encontravam-se internadas, sendo 35 em UTI. O total de pacientes que se recuperam em isolamento domiciliar é de 1.244. Já a quantidade de pessoas que superaram o coronavírus subiu para 98.346, com 2.423 novos recuperados. O levantamento também indica que 1.199 pessoas estavam com suspeita de Covid-19. Deste total, 31 estavam internados em hospitais da cidade -- nove delas em UTI. Durante toda a pandemia, 2.969 vidas já foram perdidas.
O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 192.587. Sem óbitos em investigação, as mortes informadas no último boletim epidemiológico ocorreram do dia 29 de janeiro a 2 de fevereiro, mas foram informadas à Vigilância Epidemiológica e computadas apenas ontem. Entre as vítimas estão um homem de 79 anos, cardiopata; homem de 66 anos, cardiopata e obeso; homem de 83 anos, sem comorbidades; homem de 70 anos, cardiopata; mulher de 88 anos, sem comorbidades; homem de 83 anos, cardiopata; homem de 94 anos, cardiopata; homem de 78 anos, cardiopata, diabético e hipertenso; mulher de 85 anos, cardiopata; e um homem de 90 anos, cardiopata e diabético.
Leitos
O censo diário de leitos também apresentou situação preocupante. Seis crianças estão internadas, duas delas em UTI. No Hospital Estadual Adib Jatene, os dez leitos de UTI estavam com taxa de ocupação em 20%. Já, os dez leitos clínicos pactuados estavam vazios.
Dos hospitais contratualizados, a Santa Casa apresentava 100% de ocupação na enfermaria. Ou seja, dos dez existentes, todos tinham pacientes. A ocupação de UTI era de 95%, o que representa 19 leitos ocupados dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos do Gpaci, quatro estavam ocupados.
O Amhemed tem 15 leitos clínicos pactuados e 11 acomodavam pacientes. Já, a UTI tinha todos os quatro leitos ocupados. No Evangélico há oito leitos clínicos e sete deles estavam ocupados. Os quatro leitos de UTI apresentavam 100% de ocupação. Na UPH Zona Leste há 20 leitos clínicos e 16 estavam ocupados.
Na rede particular, o Hospital Unimed tinha 12 leitos adultos de UTI ocupados, dos 15 pactuados. Todos os 20 leitos da enfermaria estavam ocupados. Os dois leitos infantis de UTI deste hospital estavam com pacientes. O Samaritano apresentava os 18 leitos clínicos ocupados. Já a UTI tinha oito leitos utilizados dos dez disponibilizados. O único leito de UTI Covid para crianças estava vazio.
O Evangélico apresentava três leitos de UTI ocupados dos dez pactuados. Dos dez leitos clínicos pactuados, oito estavam ocupados. O Amhemed tem 13 leitos clínicos pactuados e apenas um tinha paciente. A UTI do mesmo hospital apresentava um leito ocupado do total de sete. (Wilma Antunes)