Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iperó

Moradores filmam rua alagada em George Oetterer

Vídeos foram gravados após as chuvas que atingiram a região na última segunda-feira (31); água chega a invadir as casas

03 de Fevereiro de 2022 às 14:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Moradores filmaram a rua alagada após as chuvas que atingiram a região na última segunda-feira (31)
Moradores filmaram a rua alagada após as chuvas que atingiram a região na última segunda-feira (31) (Crédito: Arquivo Pessoal)

Uma moradora da rua Paraná, no bairro George Oetterer, em Iperó, gravou um vídeo da rua após a chuva da última segunda-feira (31). Nas imagens, gravadas pela auxiliar administrativa Julia Barbosa, é possível ver a rua totalmente alagada e a água chega, inclusive, a invadir as casas.


Ela conta que a rua – que não é pavimentada - está entre as que mais alagam no bairro. A situação foi relatada à Prefeitura Municipal de Iperó e à subprefeitura e nada foi resolvido. “Nunca tivemos retorno, principalmente sobre o asfalto e esgoto da rua. Outras ruas do bairro já foram asfaltadas e ainda continuamos sem, assim como algumas outras ruas”.

Na residência onde mora desde 2013 com mais quatro pessoas, muitas coisas já foram perdidas devido à situação, como móveis, aparelhos domésticos e roupas.

Segundo a moradora, há um movimento no bairro cobrando melhorias “Vizinhos também gravam vídeos, enviam à Prefeitura, postam nas redes sociais. Em época de eleição os candidatos correm pedir votos, porém, viram as costas para a população”, comenta.

O comerciante José Santos possui um salão de beleza na rua e conta que já precisou levar o cliente carregado até o veículo para que ele não se molhasse, devido ao volume de água. "Estou há sete anos pedindo para que três ruas sejam asfaltadas. Aqui na nossa rua nós não temos o direito de ir e vir depois das chuvas. As nossas crianças não podem brincar".

De acordo com ele, todos os problemas enfrentados pelos moradores foram informados à Prefeitura "Inclusive o atual prefeito, antes de ser eleito, veio até a minha casa na época da campanha. Somos colegas, mostrei toda a situação pra ele. E nunca foi resolvido". 

Para o morador, a necessidade da população precisa ser uma prioridade do munícipio "O que tem que prevalecer é a necessidade da população. Quando chega a época do retorno do nosso voto, a gente fica à mercê. A prefeitura pede para ter paciência, mas coloca prioridade em outras questões, sendo que esta, que é fundamental, acaba ficando para depois". 

O vídeo abaixo foi gravado pelo comerciante e compartilhado em suas redes sociais.

 

O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Iperó, que informou ter conhecimento sobre os problemas enfrentados na Rua Paraná. Segundo a administração municipal, o local possui uma falha no sistema de drenagem, ocasionando o acúmulo de água e que apesar deste acúmulo, não há registro de maiores danos, como perdas, feridos ou desabrigados.

Em resolução do problema, as obras para melhoria da infraestrutura urbana estão na fase de planejamento e que o processo de regularização dos locais está em andamento. De acordo com a nota, a  Defesa Civil estará no local ainda nesta quinta-feira (3) para realizar uma avaliação, e diz não ter sido acionada sobre o atual caso. 

Por fim, a Prefeitura frisa aos munícipes a importância em acionar os órgãos competentes em situações como esta, através do Whatsapp (15) 99792-2007, Defesa Civil, ou (15) 3266-1617, Guarda Civil Municipal.