Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Doações de sangue registram redução de 50% e Hemonúcleo pede ajuda de doadores

Os sangues do tipo O+ e O- são os de maior necessidade no momento; motivo da queda é aumento dos casos de gripe e Covid-19

03 de Fevereiro de 2022 às 12:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Hemonúcleo de Sorocaba registra redução de 50% nas doações e pede colaboração para abastecimento de hospitais.
Hemonúcleo de Sorocaba registra redução de 50% nas doações e pede colaboração para abastecimento de hospitais. (Crédito: Vinícius Fonseca )

O Hemonúcleo de Sorocaba, sob responsabilidade da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), precisa urgentemente de doadores para prevenir situação de criticidade do estoque, que opera hoje com 75% das bolsas necessárias. No entanto, nos últimos 15 dias, houve redução de 50% nas doações, o que pode refletir negativamente nas próximas semanas.

Os sangues do tipo O+ e O- são os de maior necessidade, no entanto a baixa das doações está afetando todos os tipos sanguíneos. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde da rede pública e privada do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba.

Por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, a doação de sangue registrou queda, impactando o nível das reservas. O hemocentro faz um apelo para que a população faça doações ainda esta semana, especialmente. O hemonúcleo de Sorocaba tem capacidade para coletar uma média diária de 130 doações por dia.

“Estamos com uma queda importante nas doações de sangue nestes últimos dias, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais da região, com diversas patologias. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados”, alerta o gerente médico da Colsan de Sorocaba, Frederico Guimarães Brandão.

Medidas preventivas contra a Covid-19

Durante a pandemia, a unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Além disso, a Associação conta com o recurso do aplicativo "Colsan Doe Vidas" para agendamento das doações em qualquer ponto de coleta de sangue da Colsan, incluindo as unidades regionais. Em Sorocaba são disponibilizados 30 vagas para agendamento prévio.

Segundo a Colsan, candidatos à doação de sangue que tiverem diagnóstico ou suspeita de Covid-19 serão considerados inaptos por um período de 10 dias após a completa recuperação. Já os candidatos à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame.

Critérios para doar sangue:

· Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);

· Estar com a saúde em dia;

· Pesar, no mínimo, 50 kg;

· Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);

· Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;

· Não deve estar em jejum.

Serviço

O Hemonúcleo de Sorocaba está localizado no Conjunto Hospital de Sorocaba - Av. Comendador Pereira Inácio, nº 564. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Mais informações estão disponíveis no site www.colsan.org.br. (Da Redação)