Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Paulo

Sábado haverá Dia C de vacinação infantil

Iniciativa do governo de SP terá a parceria dos 645 municípios paulistas. Pais devem confirmar horário

03 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Da Redação [email protected]
Vacinação infantil começou em São Paulo no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades.
Vacinação infantil começou em São Paulo no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (17/1/2022))

O governo de São Paulo anunciou ontem (2) a realização do Dia C de Vacinação no sábado (5) para a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A ação acontece em parceria com os 645 municípios paulistas, que abrirão as unidades básicas de saúde para a vacinação do público infantil.

Em todo o Estado, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação da primeira dose da vacina, mas cada município pode fazer alteração de horário que julgar necessária. Por isso, a recomendação é verificar o horário estipulado por cada Prefeitura, assim como os locais disponibilizados. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

“Será uma grande ação envolvendo todos os municípios paulistas para ampliarmos a cobertura vacinal das nossas crianças”, disse a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A vacinação infantil começou em São Paulo no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), São Paulo ampliou a vacinação e começou a imunizar as crianças por faixa etária. No total, a pasta estadual já disponibilizou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br).

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário on-line. (Da Redação)