Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Paulo

Sábado haverá Dia C de vacinação infantil

Iniciativa do governo de SP terá a parceria dos 645 municípios paulistas. Pais devem confirmar horário

03 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (17/1/2022))

O governo de São Paulo anunciou ontem (2) a realização do Dia C de Vacinação no sábado (5) para a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A ação acontece em parceria com os 645 municípios paulistas, que abrirão as unidades básicas de saúde para a vacinação do público infantil.

Em todo o Estado, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação da primeira dose da vacina, mas cada município pode fazer alteração de horário que julgar necessária. Por isso, a recomendação é verificar o horário estipulado por cada Prefeitura, assim como os locais disponibilizados. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

“Será uma grande ação envolvendo todos os municípios paulistas para ampliarmos a cobertura vacinal das nossas crianças”, disse a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A vacinação infantil começou em São Paulo no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), São Paulo ampliou a vacinação e começou a imunizar as crianças por faixa etária. No total, a pasta estadual já disponibilizou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br).

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário on-line. (Da Redação)