Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investimentos

Sorocaba traz de volta, a partir de maio, as feiras de aviação

Anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga. Evento terá caráter internacional e deve gerar investimentos

02 de Fevereiro de 2022 às 01:40
Marcel Scinocca [email protected]
Manga fez o anúncio com exclusividade ao Cruzeiro do Sul ao ser questionado sobre o espaço que o Aeroporto de Sorocaba está perdendo para o Aeroporto Internacional Catarina, em São Roque
Manga fez o anúncio com exclusividade ao Cruzeiro do Sul ao ser questionado sobre o espaço que o Aeroporto de Sorocaba está perdendo para o Aeroporto Internacional Catarina, em São Roque (Crédito: VINÍCIUS FONSECA (11/9/2020))


Sorocaba terá de volta as feiras de aviação. A primeira delas deve ocorrer em maio, conforme promessa do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), feita com exclusividade ao jornal Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (28), durante anúncio da contratação de médicos no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV).

O prefeito deu a declaração quando questionado pela reportagem sobre o fato de o Aeroporto de Sorocaba estar perdendo espaço, nesse momento, para o Aeroporto Internacional Catarina São Paulo, na cidade de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

“Outra frente que estamos fazendo na nossa gestão são as feiras, que serão anunciadas nos próximos dias. São feiras de aviação de nosso aeroporto e que trarão o empresariado para cá, nesse sentido. É um modelo de feira que existe em nível nacional e internacional, onde grandes empresas fazem exposição, tanto para o público em geral, mas com ênfase especial para o meio que trabalha na questão da aviação”, afirmou o chefe do Executivo.

Manga destacou que o propósito é trazer mais investimentos para a cidade. “Ganha-se um grande destaque e gera investimento na cidade e movimenta a economia local”, disse. A pandemia atrapalhou os planos, conforme o prefeito, mas ele destacou a expectativa sobre a primeira edição. “Ela era para ter acontecido em dezembro, a primeira, mas pela questão da pandemia, nós adiamos. A previsão é que ela aconteça na primeira quinzena de maio”, projetou.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre qual a expectativa com relação a público e expositores, se a feira deve gerar empregos e onde, exatamente, essa feira vai ocorrer, no aeroporto. Em resposta, o Executivo, via Secretaria de Comunicação, afirmou apenas que “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) informa que o evento está em fase de planejamento”.

História

Feira internacional de aviação não é novidade por aqui. A cidade já teve vários eventos nesse sentido, em especial na década de 1990, ainda com a vigorosidade do aeroclube da cidade. Sorocaba teve na década de 90 três edições da Aero Sport, que só em 1999 contava com 160 expositores.

Boa parte das empresas participantes eram estrangeiras, de nacionalidade americana, canadense, francesa, alemã, suíça italiana e russa. O evento contava também com empresas nacionais. Uma delas, a Neiva -- Indústria Aeronáutica, incorporada pela Embraer --, que lançava uma aeronave no evento e esperava fechar o seu primeiro contrato.

À época, os organizadores esperavam fechar US$ 10 milhões em negócios. Duas mil aeronaves eram esperadas durante o evento. As festas aviatórias chegavam a reunir mais de 70 mil pessoas.

No Brasil, atualmente, a Latin America Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), é a maior feira desse tipo. Também é conhecida como o maior evento de aviação de negócios da América Latina e o segundo do mundo. (Marcel Scinocca)