Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em continuidade

Rogério Profeta inicia segundo mandato como reitor na Uniso

Antes da primeira posse do professor Profeta, o cargo foi exercido pelo Fernando de Sá Del Fiol por dois mandatos

02 de Fevereiro de 2022 às 00:55
Wilma Antunes [email protected]
Na cerimônia, Profeta lembrou que a Uniso conseguiu se manter funcionando durante a pandemia
Na cerimônia, Profeta lembrou que a Uniso conseguiu se manter funcionando durante a pandemia (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O professor Rogério Augusto Profeta tomou posse como reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) na noite desta terça-feira (1º). Ele assume seu segundo mandato consecutivo e deve continuar no cargo até 2026. A nomeação foi feita pela professora Sonia Chebel Mercado Sparti, integrante do Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre (FDA). A educadora representou o presidente, arcebispo Dom Julio Endi Akamine, que não pode comparecer à solenidade da Cidade Universitária.

O evento teve o professor Fernando Negrão como mestre de cerimônia. Compuseram a mesa os também professores José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação; Fernando de Sá Del Fiol, pró-reitor de graduação e assuntos estudantis; Aldo Vannucchi, assessor especial da reitoria e ouvidor da Uniso; além do próprio Rogério Augusto Profeta e Sonia Chebel Mercado Sparti.

“O mundo enfrentou dificuldades, mas nós conseguimos manter a universidade funcionando. Estamos entre aquelas pessoas que fazem a educação, no espectro completo dela. Então, podemos fazer a nossa parte, basta que a gente não esmoreça. Não existe conquista isolada. O funcionamento da Uniso depende de muitas pessoas, com mais de 900 funcionários diretos e indiretos. Nós formamos um grupo que está constantemente em busca da coesão”, disse Profeta.

Vannucchi também aproveitou o momento para desejar boa sorte ao colega. “Passaram-se quatro anos e nós estamos aqui precisamente pra dizer: ‘Se venceu esses quatro, vencerá os próximos quatro que começam agora. Me sinto tão bem porque a casa está bem dirigida. O coronavírus não vencerá. Essa casa é abençoada por Dom Aguirre e fortificada por funcionários de ampla capacidade e dedicação”, enfatizou.

Antes da primeira posse do professor Profeta, o cargo foi exercido pelo Fernando de Sá Del Fiol por dois mandatos. E, antes dele, Aldo Vannucchi foi o primeiro reitor da Universidade, por quatro mandatos consecutivos.

Formação

Profeta é graduado em administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (Faccas), um dos embriões da Uniso, com mestrado em administração pela PUC/SP e doutorado em administração pela USP. Possui especializações em administração industrial e em gestão da produção e materiais. Como professor e pesquisador, iniciou carreira acadêmica em 1988, tendo atuado na Uniso como coordenador dos cursos de administração, gestão da produção industrial e gestão de logística. (Wilma Antunes)