Buscar no Cruzeiro

Buscar

Volta às aulas

Escolas estaduais recebem nesta quarta (2) 53 mil alunos em Sorocaba

Carteiras de vacinação serão exigidas no 2º bimestre

02 de Fevereiro de 2022 às 00:51
Wilma Antunes [email protected]
Mais de 50 mil voltam às carteiras escolares mantendo as restrições sanitárias contra a Covid-19
Mais de 50 mil voltam às carteiras escolares mantendo as restrições sanitárias contra a Covid-19 (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (23/8/2021))

Mais de 53 mil alunos de Sorocaba retornam nesta quarta-feira (2) às aulas nas escolas estaduais. Neste ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Sedu) exigirá a apresentação das carteiras de vacinação dos estudantes, a partir do segundo bimestre. A não regularização do esquema vacinal pode gerar pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias.

A volta às aulas na cidade ocorre em 78 escolas regulares e cinco vinculadas, de acordo com a pasta. Todas as pessoas da unidade escolar, incluindo alunos e colaboradores em geral, devem seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus, que vão desde uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos.

Mesmo mantendo todos esses cuidados, os estudantes e funcionários que apresentarem sintomas de Covid-19 não devem comparecer às escolas. A unidade de saúde mais próxima deve ser procurada para que um teste seja realizado. Os alunos afastados podem continuar assistindo as aulas via Centro de Mídias, plataforma desenvolvida para dar suporte aos matriculados.

O tempo de afastamento será de acordo com o atestado médico apresentado. Já os alunos do grupo de risco, que ainda não completaram o esquema vacinal e apresentarem atestado, seguirão em aulas remotas.

Carteira de vacinação

A resolução 09, publicada no Diário Oficial em 29 de janeiro, prevê que os responsáveis legais pelos estudantes apresentem o comprovante de vacinação completa contra Covid-19 do aluno. O artigo 16 ainda determina que a apresentação ocorra durante o segundo bimestre -- a data considera o tempo máximo para um estudante de 5 anos imunizado com a vacina da Pfizer tomar as duas doses. Alunos que não tomaram a vacina por contraindicação médica deverão apresentar atestado.

A norma também determina que a falta de apresentação do comprovante não impossibilitará que o estudante frequente a escola. A matrícula ou rematrícula também não será afetada. No entanto, a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para providências que couber.

Escolas municipais

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Sorocaba será no dia 7 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Educação, 47 mil alunos devem voltar para as escolas. A Prefeitura afirmou que haverá distribuição de máscaras para professores e alunos e que também disponibilizará álcool em gel nas unidades.

As crianças ainda receberão uniformes escolares gratuitos. Conforme a administração municipal, serão entregues 32 mil tablets, que serão distribuídos para estudantes do ensino fundamental, e mais três mil para os professores só neste ano. (Wilma Antunes)