Clima
Fortes chuvas causam transtornos na região
Defesa Civil do Estado emite alerta de temporais para os próximos dias
As fortes chuvas desta segunda-feira (31) causaram estragos em cidades da região. Na manhã de hoje, em Sorocaba, o Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências de quedas de árvores. Uma delas foi na rua Teodoro Kaisel, na Vila Hortência em frente ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. A árvore ficou atravessada na via, atingiu um portão e também derrubou um poste. A rua precisou ser interditada e os Bombeiros trabalharam para fazer o corte. Uma árvore também caiu na General Carneiro nesta manhã. Ninguém ficou ferido.
Já a cidade de Salto está sofrendo com as fortes chuvas desde sábado (29). Até o momento, a Secretaria de Ação Social já contabilizou mais de 20 famílias desabrigadas. A maioria está localizada no Jardim das Nações, nas ruas Jordânia, Tunísia e Costa Rica. Também há famílias que tiveram suas casas atingidas pela água no João Jabour, no Jardim Três Marias e na Vila Nova. A Prefeitura informou que está fazendo um levantamento e cadastrando essas famílias. Quem não tem um lugar para ficar será encaminhado para um hotel com alimentação. A população pode ajudar realizando doações de alimentos no polo de vacinação do Ginásio Municipal de Esportes, localizado na rua Sete de Setembro, 940, na Vila Henrique.
Em itu, de sábado (29) até às 09h30 desta terça-feira (1), a cidade registrou mais de 200 milímetros de chuva, mas não houve alagamentos. Foram registradas cinco quedas de árvores e um rompimento de tubulação de águas pluviais, que já foi reparada. De acordo com a Defesa Civil, alguns moradores solicitou vistorias em seus imóveis devido infiltrações decorrentes das chuvas, porém não houve necessidade de interdições.
Já em Cerquilho houve alagamentos e enxurradas em alguns pontos da cidade. Além disso, três árvores caíram no município. Choveu entre sábado (28) e segunda-feira (31) 166 milímetros. Não houve ventos fortes e ninguém ficou ferido. De acordo com a Prefeitura, foram realizadas vistorias nos locais afetados e está sendo providenciado reparos nas vias em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras. A rotina da população não foi prejudicada.
No município de Alumínio teve apenas uma ocorrência de deslizamento de árvore na estrada Irineu de Rezende, no bairro Itararé. De acordo com a Prefeitura, todas as providências foram tomadas para solucionar o problema. Ninguém ficou ferido.
Em Araçoiaba da Serra houve pouca chuva na noite de segunda-feira (31), foram cerca de 0,8 milímetros, sem ventos. Não houve nenhuma ocorrência na cidade. O níveis de rios e lagos aumentaram, porém sem riscos de alagamentos.
Rios cheios
No último domingo (30), o Rio Buru transbordou na cidade de Salto. Ele subiu 6 metros até a meia noite de sábado (29), mas na segunda-feira (31) já tinha baixado dois metros. A vazão do Rio Tietê, que em média gira em torno de 140 metros cúbicos por segundo, aumentou cinco vezes neste final de semana, atingindo 700 metros cúbicos nesta segunda-feira. Já às 10h desta terça-feira (1) foram registrados 500 metros cúbicos por hora. A previsão para às 15h é de 470 metros cúbicos por hora.
Diante da vasão das águas pelas comportas da barragem de Porto Goes, em Salto, o Prefeito de Tietê, Vlamir Sandei, também solicitou atenção da Defesa Civil e Secretarias de Segurança, Serviços e Assistência Social para acompanhamento das famílias localizadas em área de possível inundação do Rio Tietê. Segundo informou Willian Alves, Chefe do Departamento de Defesa Civil de Tietê, o município está monitorando as áreas de risco, e em parceria com as Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, se necessário, com o plano de emergência, atuarão na assistência às famílias. As fortes chuvas com ventos já provocaram inúmeras ocorrências na cidade, semáforos entraram em pane, árvores tombaram e já há em áreas específicas, invasão das águas do rio Tietê, que começaram a tomar o Estádio do Comercial, a rua da bomba e acesso em áreas da Fazenda Explanada Mandissununga.
Alerta
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuva contínuas, seguidas de ventos para algumas cidades. Entre terça-feira (1) e quinta-feira (3) há previsão de chuva entre 30 e 55 milímetros para as regiões de Sorocaba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Itapeva, Marília, Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Vale do Ribeira. Já as regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto podem sofrer ainda mais com um acumulo de chuvas entre 65 e 75 milímetros. De acordo com a Defesa Civil, existe risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes por conta do solo que está encharcado. Diante do cenário, recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis. Em caso de emergência a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Galeria
Confira a galeria de fotos