Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Chuva intensa e contínua já causa danos na região

Meteorologia prevê a ocorrência de temporais até a próxima semana

01 de Fevereiro de 2022 às 01:14
Wilma Antunes [email protected]
Motoristas e pedestres devem dobrar a atenção pelas ruas da cidade
Motoristas e pedestres devem dobrar a atenção pelas ruas da cidade (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (31/1/2022))

A chuva intensa de ontem (31) causou preocupação aos moradores da região de Sorocaba. Ruas alagadas, queda de árvore e desbarrancamento foram alguns dos problemas relatados pela população. Em uma situação ainda mais grave, uma família chegou a ficar ilhada pelo grande volume de água. A previsão é que os temporais continuem até a próxima semana, segundo informações da empresa de meteorologia Climatempo.

O pé d’água começou logo pela manhã, em Sorocaba. A Defesa Civil registrou, no fim da tarde, índice pluviométrico de 152 milímetros.

No Jardim Piratininga, situado na zona leste, trecho do córrego que corta o bairro -- próximo ao parque Três Meninos -- sofreu desbarrancamento. Além disso, também houve danos no asfalto em função das fortes chuvas. Aproximadamente duas semanas atrás, moradores do bairro elaboraram um abaixo-assinado para pedir a canalização do córrego do parque à Prefeitura. Uma das justificativas é que o riacho transborda, o que acaba causando alagamento ruas e casas do bairro.

Motoristas que passaram pela zona norte cidade tiveram dificuldades para trafegar com os veículos. Isso porque houve alagamentos nas avenidas Ipanema e Itavuvu. Quem precisou trafegar pela Estrada dos Paiffer, no bairro Caguaçu, também passou sufoco. O caminho estava totalmente tomando pela lama, o que fez com que os carros perdessem a tração e “patinassem” na via.

Ainda conforme a Defesa Civil, os locais mais atingidos do município foram nas adjacências da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, com 22 milímetros; Parque São Bento, 22 milímetros; Jardim Saira, 19 milímetros; Aparecidinha, 24 milímetros; Bairro dos Morros, 30 milímetros; Retiro São João, 6 milímetro e Brigadeiro Tobias, 29 milímetros.

Em Salto, uma família passou por um susto já no início do dia. Seis pessoas ficaram ilhadas em um sobrado da avenida dos Trabalhadores, no bairro Pedregulho, e precisaram ser resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros. O alagamento foi provocado por conta da vazão do Rio Tietê, que aumentou com a chuva dos últimos dias.

No domingo (30), a chuva ainda provocou a queda de uma árvore no bairro Colinas de Santa Mônica, em Votorantim. A fiação elétrica da rua Paschoal Gerônimo Fornazari -- endereço da ocorrência -- também foi danificada. O trecho da via foi sinalizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), para que os bombeiros pudessem cortar troncos e árvores.

A CPFL Piratininga precisou desligar a energia elétrica para que a operação fosse realizada com segurança. Também estiveram no local equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), para auxiliar na remoção da árvore. Devido ao encharcamento do solo, máquinas foram usadas para nivelar o terreno.

Vem mais

O guarda-chuva será o item mais usado nesta semana. É que a previsão da empresa de meteorologia Climatempo indica que as chuvas devem continuar, pelo menos, até o dia 10 de fevereiro. Se engana quem pensa que os temporais vão diminuir a marcação dos termômetros, pois os próximos dias continuam quentes.
Hoje (1º), o sol nasce com algumas nuvens no céu. Chove rápido durante o dia e à noite. O acumulado de água previsto é de 5 milímetros. A temperatura máxima é de 27ºC e a mínima, 19ºC. Os índices da umidade relativa do ar ficam entre 48% e 99%.

Amanhã), o dia nasce com ainda mais nuvens no céu. As pancadas de chuva ocorrem à tarde, mas o tempo abre no período da noite. O índice pluviométrico também é de 5 milímetros. A máxima nos termômetros é de 30ºC e a mínima, 18ºC. A qualidade do ar fica entre 47% e 96%.

A quinta-feira (3) continua chuvosa na parte da tarde. Apesar disso, o sol aparece pela manhã. O acumulado de água é ligeiramente menor que o dia anterior, com previsão de 4 milímetros. A máxima é de 31ºC e a mínima, 19ºC. Já, a umidade do ar fica entre 43% e 89%. Na sexta-feira (4) chove nos períodos da tarde e noite. O dia será nublado e o índice pluviométrico é de 10 milímetros. A maior temperatura pode chegar aos 32ºC e a menor aos 19ºC. A qualidade do ar fica entre 43% e 89%. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos