Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Porto Feliz suspende racionamento de água após mais de 3 meses

Rodízio está cancelado a partir desta segunda-feira (31); segundo o Saae, chuvas dos últimos dias possibilitaram a suspensão da medida

31 de Janeiro de 2022 às 11:09
Vinicius Camargo [email protected]
Racionamento de água foi adotado em Porto Feliz devido, sobretudo, ao baixo nível do ribeirão Avecuia
Racionamento de água foi adotado em Porto Feliz devido, sobretudo, ao baixo nível do ribeirão Avecuia (Crédito: Divulgação)

Atualizada às 16h26

O racionamento de água em Porto Feliz está suspenso a partir desta segunda-feira (31), após mais três meses da implantação. A decisão foi comunicada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade, na manhã desta segunda (31), por meio de publicação nas redes sociais. A autarquia informou que as chuvas dos últimos dias possibilitaram o cancelamento o rodízio.

Mesmo com o fim da medida, o Saae destaca ser importante manter as ações de economia de água. “Solicitamos, ainda, que todos continuem colaborando com a economia e utilizando a água de maneira responsável e racional”, diz a postagem.

O revezamento no município foi implementado no dia 8 de outubro de 2021, devido, sobretudo, ao baixo nível do ribeirão Avecuia. Principal fonte de abastecimento do município, o manancial fornece água para aproximadamente 60% das casas.

Segundo a autarquia, nos dias mais críticos da crise hídrica, o volume do reservatório chegou a ficar abaixo de 30 centímetros. Ainda conforme o Saae, quando o nível atinge 35 cm, as bombas desligam automaticamente e param de captar água.

Durante o rodízio, todos os bairros foram divididos em dois grupos. Nos dias pares, o abastecimento era interrompido em um grupo, e, nos dias ímpares, em outro. Inicialmente, o fornecimento era interrompido por 12 horas, das 6h às 18h. Porém, em novembro do ano passado, com o agravamento da estiagem, o período de desabastecimento aumentou para 24 horas. Com a ampliação da medida, os moradores ficavam dias inteiros sem água, da 6h às 6h. Este esquema vigorava até então.  

Algas

Após a recuperação do nível do ribeirão Avecuia, algas tomaram conta do manancial, alterando a cor, o sabor e o cheio da água. De acordo com o Saae, fortes chuvas remexeram materiais que estavam no fundo do manancial. Com a força da água, as algas foram parar na superfície. Conforme a autarquia, a situação começou na segunda semana de janeiro e trata-se de um problema "pontual e temporário."

O Saae afirmou que elas não são nocivas à qualidade da água, nem à saúde. Neste sentido, garantiu estarem mantidos todos os padrões de segurança da água. Disse, ainda, ter iniciado a retirada delas tão logo apareceram.  Também informou ter feito mudanças para aumentar a eficiência do sistema de tratamento, devido à situação.  

Outras cidades

Outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também suspenderam ou ao menos abrandaram o racionamento. Em Araçoiaba da Serra, o rodízio foi implementado em 12 de agosto de 2021 e interrompido quatro meses depois, em 29 de dezembro.

Em Itu, onde o revezamento já dura seis meses, a medida, adotada em 7 de julho de 2021, foi reduzida, mas não extinta. No dia 12 de janeiro deste ano, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) restabeleceu o abasteceu normal na região do Pirapitingui. Já no dia 14 do mesmo mês, iniciou a redução gradual do período de desabastecimento na região central. A CIS, porém, não informou se há prazo para a suspensão total.

Já em Salto, a estratégia de economia, implantada em 7 de julho do ano passado, segue em vigor até 28 de fevereiro. Conforme o Saae do município, não há previsão de prorrogação. Em Sorocaba, o rodízio, adotada em 17 de janeiro, será mantido até 25 de fevereiro. Depois, o Saae e a Prefeitura vão avaliar a possibilidade de estender ou cessar a medida.