Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Golpe do emprego falso faz vítimas na cidade

As vagas falsas anunciadas são para o cargo de controlador de acesso no Shopping Cidade Sorocaba

30 de Janeiro de 2022 às 04:28
Jéssica Nascimento [email protected]
Usando fotos e contatos de parentes das vítimas, criminosos conseguem enganar muita gente.
Usando fotos e contatos de parentes das vítimas, criminosos conseguem enganar muita gente. (Crédito: REPRODUÇÃO)

Sorocabanos estão sendo vítimas de um golpe virtual que anuncia vagas de emprego falsas em redes sociais. Páginas fraudulentas, que se passam por recrutadores, divulgam vagas, pelo Facebook, para cargos em um shopping da zona norte de Sorocaba. Para participar do falso processo seletivo, é preciso enviar documentos por e-mail e pagar uma taxa por transações bancárias, como PIX, para obter um certificado. O shopping alerta sobre o golpe e informa que não divulga oportunidades de trabalho por meio de redes sociais.

As vagas falsas anunciadas são para o cargo de controlador de acesso no Shopping Cidade Sorocaba. A divulgação falsa ocorre em grupos do Facebook de vagas de emprego de Sorocaba e região. Nas postagens fakes, consta descrição da vaga, local de trabalho, expediente, salário e benefícios do cargo, além do endereço de e-mail em que os interessados devem enviar o currículo.

Após o contato inicial, por e-mail, pessoas que se passam por recrutadores solicitam dados pessoais e o pagamento de uma taxa de aproximadamente R$ 120 para obter um certificado, que segundo as orientações passadas -- por e-mail -- seria necessário para trabalhar. Informações que foram desmentidas pela coordenadora de marketing do Shopping Cidade Sorocaba, Patrícia Godoy. “Essas vagas não existem. O Shopping Cidade Sorocaba não exige nenhum certificado para um profissional fazer parte do quadro de funcionários”.

Uma das pessoas que caiu no golpe contou ao Cruzeiro do Sul que recebeu o e-mail com a confirmação da participação do processo seletivo na quinta-feira (27). “No e-mail, pediram um certificado de curso de controlador de acesso. Eles indicaram um local para fazer em formato EAD, caso eu não tivesse. Foi quando eu entrei em contato, paguei a taxa de R$ 123, estudei, fiz a prova e recebi o certificado. Como não tinha o dinheiro, meus pais me emprestaram. Depois, corri atrás de todos os documentos exigidos na vaga, como foto 3x4 e cópias de RG e CPF. Depois, o shopping publicou o comunicado. Por um dia eu quase evitei de cair no golpe”, lamentou ao dizer que pagou o curso para não perder uma oportunidade de trabalho.

Segundo Patrícia, as vagas falsas foram descobertas quando muitas pessoas começaram a entrar em contato com o shopping para saber informações sobre essas oportunidades de trabalho. “Infelizmente muitas pessoas estão caindo no golpe. Estamos recebendo um volume muito grande de ligações, contatos via WhatsApp e visitas presenciais de pessoas buscando a efetivação da contratação”, acrescenta. Isso porque, segundo a coordenadora de marketing, as pessoas que pagaram a taxa solicitada por e-mail recebem uma documentação com a garantia do emprego. “Esse não é o procedimento do shopping”, alerta.

Para evitar que outras pessoas caiam no golpe, o shopping entrou em contato com as pessoas que administram os grupos do Facebook em que as vagas foram divulgadas, solicitando que as postagens sejam excluídas. “Depois que a publicação tem algum engajamento, a pessoa apaga o post. E uma outra conta anuncia a vaga novamente. São perfis fakes”, conta Patrícia.

Em um comunicado oficial, o Shopping Cidade Sorocaba informou que não compartilha vagas de emprego em grupos do Facebook, WhatsApp ou Instagram. “Toda e qualquer divulgação de vagas de emprego compartilhada em qualquer dessas redes sociais não é procedente do empreendimento”, divulgou em nota. No comunicado, o shopping também destacou que possui um canal exclusivo para o cadastro de currículos e vagas por meio do site www.shoppingcidadesorocaba.com.br, no campo Trabalhe Conosco. “As vagas são divulgadas pelo portal específico ou pela empresa Adaptha Recursos Humanos”, disse a coordenadora de marketing. (Jéssica Nascimento)