Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

Aos 89 anos, morre Elias Antonio José, ilustre sorocabano

Grande investidor e visionário, empresário foi dono dos shoppings Sorocaba e Panorâmico

29 de Janeiro de 2022 às 19:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Empresário foi dono dos shoppings Sorocaba e Panorâmico
Nascido em 15 de julho de 1932, Elias Antônio José é filho de Antônio José e Salima Salum José (Crédito: Divulgação)

Faleceu, neste sábado (29), Elias Antonio José, 89 anos, um dos homens mais importantes da história recente da cidade. Grande investidor e visionário, foi dono dos shoppings Sorocaba -- o terceiro shopping a ser inaugurado no Brasil e o primeiro na cidade -- e Panorâmico, entre outros empreendimentos. Nascido em 15 de julho de 1932, Elias Antônio José é filho de Antônio José e Salima Salum José, e teve 11 irmãos. Ele deixa o filho Fernando Gonçalves José. O velório será realizado neste domingo (30), das 8h às 12h, no Pax.

Elias começou a trabalhar aos seis anos de idade em uma loja de tecidos. Com o passar dos anos, foi engraxate e catador de ferro-velho, mas gostava mesmo era de vender tecidos. Levando malas pesadas, viajou por toda região comercializando tecidos. Após longos anos economizando e enfrentando estrada, instalou sua primeira loja de tecidos na avenida São Paulo, passando a comercializar atacado e varejo. Com coragem e trabalho, Elias conseguiu em pouco tempo montar mais quatro lojas e comprar alguns imóveis comerciais na cidade.

O empresário pensou, então, em montar um shopping, pois queria que as pessoas pudessem comprar tudo de que precisavam em um único espaço, sem a necessidade de ficar andando longas distâncias. O local escolhido foi o imenso terreno que hoje abriga o Sorocaba Shopping, com 52 mil metros quadrados. Durante muitos anos o local pertenceu ao industrial Francisco Scarpa, que pretendia construir casas populares para os operários da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora do Carmo. Porém, as empresas da Organização Scarpa passaram a crescer de maneira rápida, fazendo o empresário usar seus recursos em outros investimentos.

O terreno da avenida Afonso Vergueiro chegou a ser cedido por diversas vezes para realização da Feira Agropecuária Industrial de Sorocaba -- Fapis. A “várzea” do Scarpa também era usada para realização de jogos de futebol de onde, inclusive, chegaram a sair a jogadores profissionais como o zagueiro Marinho Peres, que defendeu o São Bento e chegou à seleção brasileira. O local também foi cotado para ser a nova sede da Prefeitura. Porém, como o investimento seria muito alto, os governantes da época acabaram desistindo da ideia. Finalmente, após muitos anos, o terreno foi vendido ao comerciante Elias Antônio José. Ele contratou, assim, uma equipe de arquitetos e engenheiros para realizar a obra.

Muito trabalho foi realizado para deixar a “várzea” do Scarpa em condições de receber um empreendimento. Só na primeira fase da obra foram movimentados mais de 40 mil metros cúbicos de terra, 90 toneladas de aço e centenas de caminhões de concreto.

Primeiro shopping a ser inaugurado na cidade e o terceiro no Brasil (depois dos shoppings Iguatemi e Ibirapuera, na capital), o shopping Sorocaba foi inaugurado em 19 de março de 1981. Esse centro comercial mudaria, a partir daquela época, o hábito dos sorocabanos e de muitos moradores da região, abrindo um portão para o progresso. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos