Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Ministro da Infraestrutura e pré-candidato ao governo de SP, Tarcísio de Freitas participa de fórum em Sorocaba

Organizado pelo deputado federal Capitão Derrite, evento discutiu investimentos do País em infraestrutura

29 de Janeiro de 2022 às 18:06
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Evento aconteceu neste sábado (29) no Clube de Campo de Sorocaba
Na palestra foram abordados temas de relevância estratégica (Crédito: Teófilo Negrão)

O Ministro da Infraestrutura e pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro ao governo do estado de São Paulo nas eleições deste ano, Tarcísio de Freitas esteve em Sorocaba na tarde deste sábado (29) para participar do Fórum Desafios e Oportunidades na Infraestrutura.

O evento aconteceu no Clube de Campo de Sorocaba e contou também com a presença do deputado federal Capitão Derrite (PP), organizador do encontro, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o deputado estadual Danilo Balas (PSL-SP) além de Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente.

Na palestra foram abordados temas de relevância estratégica, como as oportunidades dos projetos estruturais no estado de São Paulo, o panorama econômico, segurança e tecnologias voltadas para o segmento. Além disso, o fórum teve como objetivo aprimorar a discussão sobre os impactos dos investimentos em infraestrutura na economia do País, aproximar empresas, apresentar oportunidades, estimular o pensamento criativo e desenvolver ideias e negócios.

Para o ministro Tarcísio de Freitas, Sorocaba é uma região importante e que precisa ser inserida no contexto da infraestrutura “A gente está batalhando muito para promover a integração dos modos de transporte, isso faz parte do nosso planejamento”, disse.

Questionado sobre uma possível ligação de trem entre Sorocaba e São Paulo, o ministro explicou que o grande desafio para isso é o financiamento. “Nós demos um passo muito importante com a aprovação da lei de autorizações. Isso permite que os investidores sejam mais criativos e possam usar operações imobiliárias para financiar essas atividades. A gente vai dar outro passo muito importante em breve com a renovação do contrato da MRS (operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), isso vai trazer atratividade. É mais um passo que a gente vai dar pra começar a interligar toda essa região importante”.

Governo de SP

Em relação ao pleito deste ano para governador e ao fato de ter o apoio do presidente Bolsonaro, o ministro disse estar animado. “As expectativas são as melhores possíveis, a gente está muito motivado”.

Para o deputado federal Capitão Derrite (PP) o evento deste sábado é uma prestação de contas com a população “Costumo dizer que o ministro Tarcísio conseguiu algo que talvez seja inédito na política. O ministro é unanimidade, não tem sequer rejeição de partidos que fazem forte oposição ao governo federal”.

O deputado foi o responsável também pela aproximação entre o ministro da infraestrutura e o prefeito Rodrigo Manga. “O ministro ouviu a realidade do município para entender como é a gestão pública no estado de São Paulo”.

Derrite também falou sobre a candidatura do ministro ao governo de São Paulo. “De fato, o ministro Tarcísio, apoiado pelo nosso presidente Bolsonaro, tem a chance real de quebrar a hegemonia deste câncer chamado PSDB no estado de São Paulo”.

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga, deixou pré-agendado para a última semana de fevereiro uma visita ao ministro, juntamente com os prefeitos da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba) da qual é presidente. A ideia é discutir a estrutura que a região necessita. “O governo federal tem sido um parceiro do município. Nós recebemos, apenas de emendas dos nossos deputados federais já sancionadas pelo governo federal, R$ 58 milhões. Nossa região é uma das mais importantes do País e a vinda de um ministro, presidente ou governador é sempre muito importante pra nossa cidade e região, que acaba se fortalecendo com esses recursos que vêm de fora”, finaliza. (Virgínia Kleinhappel Valio, com informações da Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos