Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Rodízio gera 15% de economia de água em Sorocaba

Volume útil da represa de Itupararanga marcava 32,09% ontem. Recuperação é gradativa, diz Votorantim Energia

29 de Janeiro de 2022 às 00:22
Ana Claudia Martins [email protected]
Índice mais confortável para a represa seria de pelo menos 40% do volume útil
Índice mais confortável para a represa seria de pelo menos 40% do volume útil (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/12/2021))

Com o início da nova etapa do racionamento de água em Sorocaba em 25 de janeiro, com duração de 12 horas por dia, a economia de água subiu para mais de 15%, mas ainda não atingiu a meta esperada, que é de 20%, ou seja, 400 litros por segundo. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, a economia prevista daria para abastecer um município de 170 mil habitantes diariamente, equivalente a cidade de Itapetininga, com população estimada em pouco mais de 167 mil pessoas.

“São 28 milhões de litros de água deixando de ser captados da represa de Itupararanga, via Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, sendo que a economia obtida, na última semana (cuja primeira rodada de grupos na segunda fase de rodízio ainda se completaria na noite de ontem, tem atingido mais de 15%, rumo aos 20% planejados”, informou o Saae Sorocaba.

Conforme a autarquia, na primeira fase do racionamento de água, que ocorreu de 17 a 24 de janeiro, a geração de economia foi de 13%, superando a meta inicial de 10%. Na etapa inicial, a interrupção no fornecimento de água era das 22h às 5h.

O índice representou redução de mais de 260 litros por segundo e seria suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes, por dia. Para o esquema de rodízio, o sistema de distribuição foi dividido em quatro grupos, com números semelhantes de ligações, consumo médio equivalente e possibilidade de realização de manobras operacionais no sistema.

A cada dia, um grupo fica sem abastecimento e tem o fornecimento normalizado, cuja relação se repete, sucessivamente, enquanto durar o racionamento.

Desde o último dia 25 de janeiro, as interrupções no fornecimento de água durante o racionamento ocorrem das 18h às 6h, ou seja, por 12 horas.

Hoje (29), os bairros do Grupo 1 ficam sem água. Os bairros do Grupo 1 compreendem a região da Vila Haro, da Parado do Alto, do Central Parque, da Vila Barão/Terra Vermelha, e das regiões do Novo Éden e Cajuru.
Já amanhã (30) será a vez dos bairros do Grupo 2.

Na segunda-feira (31) será o Grupo 3, e na terça (1º) o Grupo 4. Para saber a relação completa dos bairros de cada grupo, deve-se acessar o link https://www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua/calendario/ 


Itupararanga está com 32,09%

Com as chuvas dos últimos dias o volume útil da represa de Itupararanga subiu para 32,09% ontem. No último dia 23 de janeiro, o nível do reservatório estava em 30%.

De acordo com a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão do manancial, os níveis têm se elevado gradativamente. Porém, o índice ainda é considerado baixo para interromper o racionamento de água em Sorocaba. A medida, inicialmente, está prevista até o dia 25 do mês que vem.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, um índice mais confortável seria pelo menos 40% do volume útil da represa de Itupararanga, já que o reservatório é responsável por abastecer 85% da cidade, além de outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Já os integrantes do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que se reúnem semanalmente para avaliar a crise hídrica que afeta a região, defende uma recuperação maior da represa, principalmente durante o outono e inverno, que são estações mais secas, portanto, praticamente sem chuvas.

Segundo o Saae Sorocaba, as chuvas registradas recentemente também ajudaram a aliviar os níveis dos reservatórios que abastecem a cidade. O sistema Ferraz/Castelinho opera atualmente com 100% da capacidade e o Ipaneminha com 75%. (Ana Cláudia Martins)