Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae

Vazamento de esgoto causa mau cheiro em avenida de Sorocaba

O Saae afirma que não tinha registro da ocorrência; Moradores rebateram

28 de Janeiro de 2022 às 10:52
Kally Momesso [email protected]
O vazamento de esgoto acontece na avenida São Paulo
O vazamento de esgoto acontece na avenida São Paulo (Crédito: Pedro Negrão)

Moradores da avenida São Paulo, na altura do número 5.450, no Jardim Bandeirantes, em Sorocaba, reclamam de um forte odor originado em um bueiro da via. Apesar do problema ser denunciado há seis meses pelos munícipes e estabelecimentos locais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba afirma que tomou conhecimento do caso por meio do jornal Cruzeiro do Sul e que o reparo já estava sendo providenciado na terça-feira (25). Munícipes rebateram a informação.

De acordo com o morador, Anselmo Soldam, o esgoto sai do bueiro e corre no meio fio o tempo todo. Porém, o mau cheiro aumenta quando carros espalham a água pelo asfalto e até pelas garagens próximas. O Saae, segundo ele, foi informado em diversos momentos do vazamento, mas apenas medidas paliativas são tomadas. “A gente cansou de ligar lá [no Saae]. Em uma ocasião, eles desentupiram e ficou uns 15 dias sem sair. Mas depois começou novamente”, contou.

Em resposta aos questionamentos da reportagem, a autarquia alegou que “não tem registro de chamado dessa ocorrência”. Entretanto, após tomar ciência, o Saae teria enviado uma equipe técnica para o local e constatou a obstrução na rede de esgoto, devido a acúmulo de gordura. “O serviço de manutenção da rede já está sendo executado nesta terça-feira (25) mesmo - data de envio dos questionamentos”, disse em nota.

Anselmo negou que o reparo tenha sido feito no local. “É mentira. Ontem (26) eles colocaram um cone na tampa do buraco, mas não adiantou nada. Hoje de manhã (27) eu fui obrigado até a desviar o carro para não passar por cima do esgoto”, revelou Anselmo.

O morador do bairro Jardim Bandeirantes ainda criticou a falta de reparos tendo em vista o valor do Imposto Predial e Território Urbano (IPTU) e o pagamento em dia do imposto. “A gente paga um IPTU super caro e a gente é obrigado a conviver com esse tipo de coisa”, observou.