Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Nova Campina impôs restrições para conter avanço da Covid-19

15% dos servidores públicos da Secretaria da Saúde estão afastados por positivação ou suspeita da doença

25 de Janeiro de 2022 às 05:08
Kally Momesso [email protected]
Nova Campina integra o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba
Nova Campina integra o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba (Crédito: PREFEITURA DE NOVA CAMPINA)

O município de Nova Campina impôs novas medidas restritivas a fim de controlar o avanço das contaminações por Covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura na última sexta-feira (21). Entre as determinações, a municipalidade pede a colaboração das empresas para exigência da carteira de vacinação. Outras cidades da região ainda não decidiram por medidas mais restritivas.

Em Nova Campina, 15% dos servidores públicos da Secretaria da Saúde estão afastados por positivação ou suspeita da doença. A determinação também considerou a nova variante do vírus e o retorno do aumento dos casos positivos, que saltaram de um caso na semana do dia 20 a 27 de dezembro, para 27 casos positivos na semana do dia 10 a 17 de janeiro.

Dessa forma, a cidade decretou que fica temporariamente proibida a aglomeração de pessoas em vias, equipamentos, logradouros e espaços públicos. Conforme o Diário Oficial, Nova Campina pede também a colaboração das empresas, indústrias, comércios e prestadores de serviços pela a exigência aos seus funcionários e colaboradores, da carteira de vacinação da Covid-19 conforme o calendário.

Também fica temporariamente suspenso o atendimento pré-agendado na rede municipal de saúde, inclusive o atendimento de especialidade médica e terapêutica. Neste período, serão priorizados os atendimentos emergenciais e cada caso será avaliado para a manutenção da agenda.

Os serviços e atividades comerciais poderão funcionar de segunda a domingo, no horário das 6h às 0h, de acordo com o Alvará de Funcionamento, limitado o acesso de 70% do total da capacidade. Já o comércio, lanchonetes, restaurantes e similares poderão disponibilizar o acesso até às 23h e encerramento das atividades às 0h.

A administração municipal ainda determinou que academias, igrejas, templos religiosos e outros serviços e atividades de prática coletiva de pessoas ou compartilhamento de equipamentos deverão manter arquivada listagem de presença diária dos usuários.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos deverão aferir a temperatura de todos clientes e funcionários no momento de entrada, impedindo os casos em que a temperatura aferida seja igual ou superior a 37,5º C. Nesses casos deve ser feita a orientação para que procurem o atendimento junto ao Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios do município para investigação diagnóstica.

Ainda é necessário intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos clientes e divulgar informações acerca da Covid-19 e das medidas de prevenção.

Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba

Nova Campina integra os Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, junto com outras 47 cidades. O Cruzeiro do Sul questionou outros municípios da região sobre a implantação de novas medidas restritivas. Apenas Piedade confirmou, até o fechamento desta reportagem, que deverá publicar novas ações.

A Prefeitura de Piedade contou que realizou, ontem (24), pela manhã, reunião com representantes do comércio, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, igrejas, secretarias municipais e Câmara dos Vereadores para dialogar sobre possíveis medidas restritivas de urgência. O decreto com as decisões deve ser divulgado entre hoje (25).

Já Sorocaba, que bateu o recorde de casos confirmados de Covid na última sexta-feira (21), não deverá tomar nenhuma medida restritiva. Em resposta aos questionamentos enviados pela reportagem, a municipalidade ressaltou a aplicação de 1,3 milhão de doses das vacinas contra a Covid-19, sendo quase 80% de toda a população da cidade com, ao menos, duas doses. Lembrou também da antecipação da vacina para crianças de 5 a 11 anos.

A administração municipal também citou a ampliação dos leitos Covid, sendo 15 clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). “Com essa ampliação, a cidade passou de 30 para 49 leitos Covid, sendo 25 clínicos e 24 de UTI, para atender moradores da cidade”.

Em paralelo, a Prefeitura criou, entre os meses de dezembro e janeiro, cinco unidades de saúde sentinelas para atender exclusivamente quadros de síndrome gripal, sendo duas delas funcionando 24 horas, todos os dias, a Unidade São Guilherme e a Unidade Zona Leste, além de disponibilizar à população outras nove Unidades de Urgência e Emergência para atender esses casos.

De acordo com o Executivo sorocabano, ainda está em andamento a contratação de duas megacarretas para o atendimento de quadros de gripe na cidade e a reabertura do CTE São Guilherme, com 40 leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entretanto, nenhuma nova medida para evitar a contaminação foi anunciada.

O mesmo vale para a Prefeitura de Votorantim, que disse acompanhar as determinações do Plano São Paulo -- que não passa por revisão desde o meio do ano passado -- e, por isso, medidas restritivas não devem ser anunciadas. “A Prefeitura continua realizando campanhas informativas sobre os cuidados higiênicos, de distanciamento e de uso de máscaras. Neste momento, não estão previstas medidas mais restritivas”, informou.

A Prefeitura de Itapetininga, que também registrou um número recorde de casos da doença na sexta-feira (21), não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição. (Kally Momesso)