Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Escolas estão prontas para a volta às aulas

Colégio Politécnico recebe alunos nesta terça (25) e municipais de Sorocaba no dia 7

25 de Janeiro de 2022 às 04:35
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Pais retomam à rotina de levar (e depois e buscar) seus filhos à escola
Pais retomam à rotina de levar (e depois e buscar) seus filhos à escola (Crédito: PEDRO NEGRÃO (24/1/2022))

Embora a campanha de vacinação infantil esteja apenas começando, algumas escolas da região já se preparam para o início do ano letivo, porém, em datas diferentes. Em Sorocaba, a Secretaria da Educação (Sedu) informa que o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino permanece definido para o dia 7 de fevereiro. Os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19 deverão ser seguidos normalmente por estudantes e profissionais da equipe escolar.

Em Votorantim, as aulas na rede municipal começaram ontem (24). A Escola Municipal Maria do Rosário, que atente do 1º ao 5º ano, alunos dos 6 aos 11 anos, recebeu 70% do público esperado no período da manhã. “Está tranquilo, estamos tomando os cuidados necessários como o uso de álcool em gel, máscara de proteção, medição da temperatura. Nossa esperança agora é que com a vacinação sendo ampliada, a gente fique mais tranquilo ainda”, disse o diretor da unidade, Carlos Eduardo Eustáquio.

Às 11h40, as mães estavam na porta da escola para buscar os filhos. Entre elas estava Fernanda Pires da Cruz, aguardando a saída de seu filho, de 9 anos, Pietro da Cruz. “A gente fica com medo da criança voltar para a escola, mas ele está passando álcool em gel e se cuidando direitinho. Vai todos os dias com a máscara. Ele estava animado e ansioso para a volta às aulas”, conta.

A aluna Jenifer Rocha, 10 anos, estava ansiosa com o retorno das férias escolares. “Reencontrei meus amigos. O que eu mais estava com saudade é dos colegas. Metade da sala veio, alguns faltaram, mas é porque não sabiam que ia ser hoje o primeiro dia de aula”. Sobre os cuidados com a Covid-19, a menina, apesar de nova, já sabe o que deve fazer: “Eu passo álcool em gel, troco a máscara depois da educação física, depois do intervalo e mantenho a distância”, contou.

Muitas escolas particulares também iniciaram as aulas ontem. O Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), retorna às atividades escolares à partir de hoje (25), com a recepção das crianças da educação infantil e os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, conforme o horário escolhido. Amanhã (26), será a vez dos alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Na sextga-feira (28), será a vez de receber os alunos que cursarão dos 6ºs ao 9ºs anos e dia 31 acontece a recepção aos alunos do ensino médio (da 1ª à 3ª série).

Outras particulares retornam somente na segunda-feira (31) ou em 7 de fevereiro.

Rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que o ano letivo de 2022 da rede estadual começará no dia 2 de fevereiro. O retorno presencial das aulas da rede estadual de São Paulo é obrigatório desde novembro de 2021, embasado na recuperação pedagógica dos estudantes e com o aval das autoridades sanitárias.

As aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos, identificação e afastamento dos casos e seus contactantes, conforme orientação da Comissão Médica da Educação, ratificada pelo Comitê Científico de Saúde do Estado.

Outras cidades

Em Itu, o calendário letivo já está homologado pela Secretaria Municipal de Educação com previsão de início das aulas para o dia 7 de fevereiro de 2022. Serão adotadas todas as medidas sanitárias preconizadas. O retorno será presencial, salvo disposições em contrário por parte das autoridades responsáveis.

Em Araçoiaba da Serra, a Secretaria da Educação informa que as aulas voltam no dia 7 de fevereiro, com 100% dos alunos em aulas presenciais. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos