Crise hídrica
Reservatórios já dão mostras de recuperação devido às chuvas
Sorocaba já diminuiu aproximadamente 13% do consumo diário de água, desde o início do racionamento
As chuvas recentes colaboraram para a recuperação dos reservatórios que abastecem a região. Nos quatro primeiros dias da semana, foi acumulado o volume de 80.400 m³ na represa de Itupararanga, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. A Votorantim Energia, empresa responsável pelo manancial, confirmou que os níveis têm se elevado gradativamente.
Sorocaba já diminuiu aproximadamente 13% do consumo diário de água, desde o início do racionamento, em 17 de janeiro. Isso corresponde a uma redução de mais de 260 litros por segundo, que ficarão retidos no lago da barragem de Itupararanga, conforme informou a administração municipal.
A expectativa para as duas primeiras rodadas de revezamento era atingir uma redução diária de aproximadamente 200 litros por segundo (10%) da captação na represa. Embora a medida apresente pontos favoráveis em seu resultado inicial, a prefeitura disse que a antecipação da suspensão do rodízio “dependerá do comportamento do reservatório”.
Na sexta-feira (21), Itupararanga operava com 30% de seu volume útil. Apesar do bom indicativo, o manancial deveria ter, pelo menos, 52,95% -- dentro da faixa de operação da usina, mas abaixo da Média de Longo Termo (MLT). Já, o sistema Ferraz/Castelinho e o Ipaneminha operavam com 100%.
Ainda conforme o Executivo, os mananciais estão em situação de recuperação de seus níveis, porém, a quantidade ainda não é suficiente para conferir a segurança hídrica adequada. “A cidade está rumo a atingir os 20% de meta de redução, quando se iniciar a segunda rodada do rodízio. Estamos convocando toda a população a entender este momento e a colaborar com medidas de contenção do consumo de água”, finaliza. (Wilma Antunes)