Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto no radialismo

Lenda do radialismo esportivo, Mauro Nóbrega morre aos 78 anos

Nóbrega, natural de Porto Feliz, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

22 de Janeiro de 2022 às 16:03
Marcel Scinocca [email protected]
Lenda do radialismo esportivo, Mauro Nóbrega morre aos 78 anos.
Lenda do radialismo esportivo, Mauro Nóbrega morre aos 78 anos. (Crédito: Reprodução)

Morreu neste sábado (22), aos 78 anos, o comentarista esportivo Mauro Nóbrega. Ele estava internado no hospital Unimed desde a sexta-feira (21), após ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Mauro era natural de Porto Feliz, cidade onde vivia. Além de mulher, filhos e netos, ele também deixa um legado para o rádio e seguirá como exemplo para muito amigos.

Em seu site, o Terceiro Tempo, Milton Neves, amigo próximo de Mauro, lembra que foi o comentarista que o apresentou para uma das maiores cervejarias do Brasil, ajudando a promover um contrato de sete anos. “Foi ele quem me apresentou ao executivo Rosã Francischinelli, diretor da cervejaria Schincariol, em 1994. Nascia, ali, pela Jovem Pan AM, a primeira divulgação publicitária realmente profissional da monumental empresa de bebidas de Itu-SP na mídia eletrônica”, escreve Neves.

Na Joven Pan, com quem trabalhou com Milton Neves, Mauro Nóbrega transmitiu emoções em suas análises entre 1986 e 2002. Ele ainda teve passagem pelas rádios Emissora Portofelicense e Convenção de Itu. Em Sorocaba integrou a equipe esportiva da Cruzeiro FM.

“Ele chegou na rádio em 2010. Trabalhei com ele de 2011 até o final de 2015”, conta o narrador Nilson Duarte, com quem dividiu microfones e cabines de transmissão em inúmeras partidas de futebol. “Não é porque, infelizmente morreu, mas é um ser humano completamente diferenciado. Me ajudou demais na minha chegada à Cruzeiro. Me deu diversos toques, me ajudou muito profissionalmente. Uma pessoa de um coração extraordinário, uma perda bastante triste, muito triste”, lamenta.

Conforme Duarte, são muitas as histórias. “Passamos por diversos momentos. A gente fez muito jogo interior afora. Uma vez, em Votuporanga, a torcida do Votuporanguense queria bater na equipe. O Mauro estava na equipe, um senhor de já quase 70 anos. Em outro jogo, em Santo André, o São Bento marcou um gol na última hora... daqui a pouco eu vi esse homem com vontade de chorar do meu lado. A hora que que eu acabei a narração, ele me cutucou e falou “Nilson, eu estou com vontade de chorar. O que que eu faço?” Chora Mauro”. Aí ele chorou por uns quinze, vinte minutos. Tem um áudio dele no arquivo da rádio. Ele está superemocionado”, relembra, na ocasião do São bento à Série A1. “Um coração espetacular. Que Deus o receba bem e que conforte o coração dos familiares”, termina.

Em 1994, em ocasião da Copa do Mundo de Futebol, conquistou um dos maiores prêmios do rádio brasileiro, o Troféu Bola de Ouro. Três anos depois, em 1997, foi eleito o melhor comentarista do Brasil, em votação por técnicos do futebol nacional.

Em 2015, por iniciativa do vereador Hélio Godoy, foi homenageado pela Câmara de Sorocaba. Ele recebeu a Medalha de Mérito Esportivo Newton Correa da Conta Junior. A homenagem se deu pelos relevantes serviços ao esporte da cidade.

A repercussão da morte foi imediata, em especial nas redes sociais. O São Bento divulgou nota de pesar. “É com imenso pesar que o Esporte Clube São Bento decreta Luto pela morte de Mauro Nóbrega. Mauro, era comentarista da Cruzeiro FM e sempre esteve ligado aos jogos do nosso Bentão. Deus conforte todos os amigos e familiares”, diz o material enviado à imprensa.

O técnico do time, Paulo Roberto Santos, também se manifestou. “Esse era de verdade! Sabia colocar as palavras... Não copiava ninguém!!! Autêntico!! Convivia com ele até hoje, mesmo que a distância. Suas palavras serviram de aprendizado para mim! Descanse em paz meu amigo”, disse em uma rede social.

Além de comentarista, ele também foi repórter, narrador e diretor comercial. O velório foi iniciado às 17h e o sepultamento estava previsto para às 18h, o Cemitério Municipal de Porto feliz.