Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infraestrutura

Moradores pedem canalização do Três Meninos

A população relata que quando chove, o córrego transborda alagando ruas e casas

22 de Janeiro de 2022 às 07:12
Vanessa Ferranti [email protected]
Há relatos de alagamento, na época de chuvas, e do cheiro forte de esgoto
Há relatos de alagamento, na época de chuvas, e do cheiro forte de esgoto (Crédito: PEDRO NEGRÃO (20/1/2022))

Os moradores do Jardim Piratininga, na zona leste de Sorocaba, elaboraram um abaixo-assinado solicitando à Prefeitura a canalização do córrego Três Meninos. A população relata que quando chove, o córrego transborda alagando ruas e casas. O problema é antigo e acontece há mais de 10 anos.

Além disso, no documento os moradores também reclamam da infestação de bichos, como ratos e cobras, e da falta de manutenção na beira do córrego. A iniciativa de formalizar o documento foi da biomédica Bárbara Brito Nanni, moradora do bairro há um ano.

“Vendo a luta dos moradores antigos senti a necessidade de ajudar a resolver o problema. Nós estamos reivindicando a canalização do córrego. É uma luta de década. Agora estamos fazendo um dossiê com os moradores e juntando protocolos”, conta.

Bárbara diz também que, em 2016, a Câmara de Sorocaba solicitou um posicionamento para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) sobre o assunto e foram informados, na época, que existe um projeto de canalização do córrego desenvolvido em 2000, mas que, naquele momento, não havia previsão de execução da obra por falta de orçamento.

Quem vê esses problemas acontecerem de perto é o aposentado Jairo Medeiros, de 57 anos, morador da rua Luís Vicente Verlangieri que fica às margens do córrego. Ele conta que o local também está com deslizamento de terra nas laterais, dificultando a passagem de veículos e pedestres pela via.

“Logo não passa mais carro aqui, a próxima chuva leva isso embora, desbarrancou. Agora eles vão esperar isso ficar intransitável para fazer o serviço de emergência”. O morador relata também que fica preocupado quando chove na cidade.

“Passou de 20 minutos de chuva ininterrupta, esse córrego transborda. As pessoas perdem os móveis, molha tudo, dá um trabalho. Toda população é prejudicada”, disse Medeiros.

Já o aposentado José Carlos Nanni, que também é morador da região, não sabe mais o que fazer para receber ajuda do poder público e está revoltando com a situação. “Pago cinco carnês de impostos, terminei mais uma casinha aqui e não é feito nada para o nosso bairro”, ressalta.

Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Prefeitura informou que a canalização do córrego não é autorizada pelos órgãos de gestão ambiental. “A autarquia estuda a substituição das travessias existentes sobre o córrego por outras maiores, para dar mais vazão”, declarou em nota. A Prefeitura disse também que realiza a roçagem dos taludes e a limpeza do leito do córrego com o objetivo de otimizar o escoamento da vazão da água.


Rompimento da rede

Os moradores do Jardim Piratininga também reclamaram do cheiro forte, pois o esgoto é despejado no córrego. Segundo Bárbara, a situação piorou ainda mais há duas semanas, quando um trator da Prefeitura que realizava uma manutenção na área rompeu um cano da rede.

“Muitas vezes preciso ficar com as janelas de casa fechadas tamanho o incomodo”, conta a moradora. A reportagem esteve no local na quinta-feira (20) para verificar a situação. Na data, uma equipe do Saae trabalhava na área para resolver o problema.

Questionada sobre a situação, a Prefeitura informou que não há lançamento de esgoto no córrego do Jardim Piratininga. “Na margem do córrego, há um interceptor de esgoto que coleta os efluentes gerados nos bairros Gramados de Sorocaba, Carmem Blanco, Pampulha, Parque Três Meninos, Jardim Moncayo, Jardim Gonçalves e Piratininga”.

A administração informou ainda que assim que o Saae recebeu a demanda, na terça-feira (18), encaminhou, imediatamente, uma equipe ao local. “A área foi vistoriada e constatado que uma rede de esgoto que faz a travessia daquele ponto sobre o córrego estava danificada. Como se trata de uma rede de ferro fundido, que exige materiais e equipe específicos, os serviços de recuperação da rede foram iniciados em seguida. (Vanessa Ferranti)