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Sorocaba

Crise hídrica: vazamento de água é ignorado há dois dias pelo Saae

O morador e aposentado do próprio Saae, José Roberto Lara, criticou a ineficácia da autarquia

21 de Janeiro de 2022 às 11:37
Kally Momesso [email protected]
O morador e aposentado do próprio Saae, José Roberto Lara, criticou a ineficácia da autarquia
O morador e aposentado do próprio Saae, José Roberto Lara, criticou a ineficácia da autarquia (Crédito: Arquivo pessoal)

Um vazamento de água causado por um registro furtado foi ignorado por dois dias pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), conforme um morador do bairro. O furto ocorreu na madrugada de quarta-feira (19) na avenida Angélica, número 50, na Vila Angélica, em Sorocaba e, permaneceu vazando água até esta sexta-feira (21). O caso acontece em meio a uma crise hídrica que assola a região e resultou em racionamento de água.

O morador e aposentado do próprio Saae, José Roberto Lara, criticou a ineficácia da autarquia. De acordo com ele, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto já foi informado sobre o caso, mas houve dificuldade em contatá-lo. "Não adianta ligar. Eles não atendem. Eu trabalhei 30 anos lá [no Saae], então sei como funciona. Eu sei que eles poderiam já ter mandado uma equipe", contou.

A autarquia foi questionada sobre a demora no atendimento, a dificuldade dos munícipes para contatar o Saae e se há planejamento para melhoria na comunicação da população com o serviço.

Em resposta, o Saee informou que recebeu o chamado dessa ocorrência às 8h04 desta sexta-feira (21). "Imediatamente, uma equipe da autarquia foi até o local e o reparo, com a substituição por um novo registro, já foi concluído pela manhã".

De acordo com o serviço, os telefones de urgência do Saee/Sorocaba funcionam 24 horas por dia. Assim que a solicitação é registrada, a mesma é repassada para as equipes de campo para execução. Os contatos são: 0800 7701 195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800 ou pelo WhatsApp: (15) 99850-3936.

Crise hídrica

O racionamento de água em Sorocaba começou na última segunda-feira (17), e ocorre das 22h às 5h, quando determinadas regiões ficam sem água nesse período, ou seja, com o fornecimento interrompido. A medida afeta toda a cidade. São três dias com abastecimento normal e um dia com interrupção no fornecimento de água.

Durante esse período de racionamento, está proibida qualquer forma de desperdício de água tratada pelos munícipes. Em caso de flagrante constatado por fiscal do Saae, haverá notificação da infração por escrito ao usuário e, confirmada a irregularidade, será aplicada a multa.

Falta de comunicação

Esta está longe de ser a primeira reclamação com relação a dificuldade de contato com o o Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Em setembro de 2021, já em meio à crise hídrica, a autarquia demorou 15 horas para realizar o reparo de um vazamento de água na rua Adílico Romeu Vitoretti, no Jardim Casa Branca, em Sorocaba. Segundo a vizinhança foi tentado contato, sem sucesso, com o Saae.