Buscar no Cruzeiro

Buscar

Religiosidade

Vaticano eleva Igreja de Tatuí à Basílica Nossa Senhora da Conceição

A missa de instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição será no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes

19 de Janeiro de 2022 às 02:11
Kally Momesso [email protected]
A celebração deve reunir bispos, padres e religiosos da região na igreja, fundada em 1822
A celebração deve reunir bispos, padres e religiosos da região na igreja, fundada em 1822 (Crédito: DIVULGAÇÃO / DIOCESE DE ITAPETININGA)

A Igreja Matriz de Tatuí foi elevada à Basílica Menor conforme decreto do Vaticano recebido pelo bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto no último dia 10. A informação foi divulgada aos fiéis pelo reitor da Basílica, padre Élcio Roberto de Góes.

A missa de instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição será no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, em horário ainda a definir. A celebração deve reunir bispos, padres e religiosos da região na igreja, fundada em 1822.

O projeto de elevação da Igreja Matriz a Basílica Menor se iniciou após aprovação do bispo e dos padres que compõe a “Região Pastoral de Tatuí”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em carta enviada por seu presidente, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, consentiu com o projeto. Por fim, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, também por meio de correspondência, aprovou a abertura do processo enviando o questionário.

Após a autorização da Santa Sé para a abertura do processo, o questionário a respeito da igreja, como sua parte estrutural, artística e religiosa, foi respondido. Além disso, também foi enviado um álbum de fotos da igreja, que ilustra todos os itens descritos no questionário, como objetos litúrgicos e imagens de santos. Um arquivo com toda a história do templo e a história da imagem de São João do Benfica também foram enviados.

No dia 23 de agosto de 2021, por meio do signatário da Diocese de Itapetininga, Leonardo Costa de Camargo Barros, o questionário, juntamente com o álbum de fotos da Igreja, foram entregues para a análise da “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”.

Dias depois, durante a Audiência Geral do Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o jovem entregou pessoalmente ao Pontífice uma cópia do processo. Desde então, o Santuário, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (CDPHA), aguardava uma resposta da Santa Sé.


Turismo religioso

Segundo a Prefeitura de Tatuí, a elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Basílica Menor já está ajudando a fomentar o turismo religioso em Tatuí e na região. “Essa Basílica é um local sagrado da religião católica dedicado a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Assim, o templo passa a ser ainda mais conhecido como um local de fé e devoção passando, possivelmente, a médio prazo, a receber mais peregrinos de diversas regiões com interesse em visitar esse atrativo religioso de Tatuí. Sendo esse reconhecimento da Igreja a nível internacional, pois somente o Papa tem autoridade para conceder o título de ‘Basílica’ a um templo”, afirmou a municipalidade.

Tatuí também vem se destacando no turismo religioso com a criação da Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé de Tatuí”, lançada em outubro de 2021; o tradicional Tapete de Corpus Christi, realizado anualmente antes da pandemia da Covid-19; e a “Festa da Padroeira”, que acontece anualmente em dezembro, na agora Basílica Nossa Senhora da Conceição.


Prédio histórico

O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressionam pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos. Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município. (Kally Momesso)