Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

Atleta Toniquinho morre aos 107 anos em Sorocaba

Antonio Antunes Fonseca é considerado uma lenda do atletismo; durante sua carreira mais de 500 medalhas e troféus foram conquistados

18 de Janeiro de 2022 às 09:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com 92 anos, Toniquinho foi o corredor mais idoso na Corrida Solidária de 2007
Com 92 anos, Toniquinho foi o corredor mais idoso na Corrida Solidária de 2007 (Crédito: LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS (10/6/2007))

O atleta Antonio Antunes Fonseca, mais conhecido como Toniquinho, morreu aos 107 anos nesta segunda-feira (17) em Sorocaba. De acordo com a filha Regina Fonseca, o pai se deitou por volta das 22h, como de costume. Às 22h40 a família foi verificar se ele estava bem, foi quando perceberam que o atleta havia acabado de falecer. “Ele estava bem , super forte sempre, nos últimos dois dias sentimos que ele perguntou muito de minha mãe que faleceu em abril do ano passado . Na verdade ele escolheu partir, acreditamos que foi morte natural”, conta Regina.

O atleta era muito conhecido na cidade e considerado uma lenda do atletismo. Mas antes de se dedicar ao esporte foi produtor rural, motorista de caminhão, comerciante, feirante, corretor de imóveis e vereador de Araçoiaba da Serra, cidade onde nasceu e cresceu. Foi só na juventude que ele veio para Sorocaba, cidade que escolheu morar.

Começando a competir após a aposentadoria, durante a sua carreira conquistou mais de 500 medalhas e troféus, mas a paixão pelo atletismo começou quando ainda era uma criança, já que seu pai, João Antunes Fonseca, sempre o incentivou a praticar atividade física para preservar a saúde. Competiu na categoria veterano, acima de 65 anos, e se destacou nos 100, 200, 400, 800 e 1.500 metros rasos. Também participou de provas de revezamento, marcha atlética e arremesso de martelo, de disco e de dardo. Mas não foi só o Brasil que conheceu o talento de Toniquinho. O atleta também viajou para competir em vários países e foi campeão mundial de atletismo no Japão, nos Estados Unidos, na Austrália e em Durban, na África do Sul. Já Em 2016 houve um marco na carreira do atleta. Quando a Tocha Olímpica passou por Sorocaba, Toniquinho foi um dos escolhidos para carregá-la. Um momento histórico que guardado na memória dos moradores da cidade.

Recentemente, em 9 de janeiro, Toniquinho concedeu uma entrevista a repórter Jéssica Nascimento do jornal Cruzeiro do Sul. Na ocasião o atleta falou sobre a família, trajetória de vida e o seu amor pelo esporte. “Eu sou campeão mundial. Gosto do esporte, de corrida. O esporte é importante, porque ele dá saúde para as pessoas. O esporte é uma glória”, finaliza.

Antonio Antunes Fonseca deixa quatro filhos de 79, 73, 67 e 61 anos. A cerimônia de despedida acontece no cemitério Pax, na Árvore Grande. O sepultamento está marcado para às 16h30. (Da Redação)