Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Escolas recebem kits de robótica

Alunos com idades entre 6 a 11 anos aprenderão fundamentos da robótica educacional de forma lúdica

18 de Janeiro de 2022 às 01:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
São 30 mil kits distribuídos para a rede municipal
São 30 mil kits distribuídos para a rede municipal (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, iniciou ontem (17) a entrega de 30 mil kits de robótica educacional para todos os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental das unidades da rede municipal de ensino.

Alunos com idades entre 6 a 11 anos aprenderão fundamentos da robótica educacional de forma lúdica. Com isso, desenvolverão, ao longo do ano letivo, habilidades e competências que estimulam o raciocínio lógico, trabalho colaborativo em equipe, senso de organização e estímulo à criatividade, bem como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas.

Os professores participarão de um processo formativo de dois dias presenciais, com estudo prático para realização de trabalho pedagógico, utilizando o material e sua metodologia. Além disso, os docentes contarão com uma plataforma EAD (educação à distância), com videoaulas teóricas e práticas, material complementar de estudo e apoio pedagógico dos formadores do projeto.

O kit de robótica é composto por livro didático, peças em MDF e componentes eletrônicos para montagem dos projetos propostos, além de ferramentas. O material tem uso seguro garantido e possibilita acesso à plataforma educacional, com vídeos tutoriais e materiais de apoio para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediados pelos professores.

Segundo o gestor de Desenvolvimento Educacional Paulo Bruno Pistili Rodrigues, o trabalho com metodologias que envolvam colaboração e descoberta, como a robótica e a “cultura maker”, podem potencializar a interação entre as diferentes disciplinas curriculares. “Durante a realização das atividades e propostas do material, professores e estudantes trabalharão juntos na resolução de problemas, utilizando diferentes áreas do conhecimento e colaborando entre si”, conclui. (Da Redação)