Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

BOS tem baixa procura de pacientes para avaliação de transplante de córneas

Em 2021, BOS zerou a fila de espera para avaliação de transplante de córnea; atualmente, capacidade do hospital é de realizar mais de 300 transplantes por mês

17 de Janeiro de 2022 às 15:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS)
Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) (Crédito: Grupo BOS.)

Quando a pandemia de COVID-19 teve início, o BOS tinha mais de 3 mil pedidos de avaliação em espera, número que continuou a aumentar após um período crítico de suspensão de captação de córneas e transplantes e que só foi zerado depois da implantação do sistema de telemedicina para agilizar o atendimento e encaminhamento desses casos.

“Com a criação de protocolos de segurança, conseguimos reverter a situação e, inclusive, em 2021 batemos recorde no número de cirurgias realizadas, com 2.268 transplantes no total. A implantação da telemedicina em junho de 2020 também conseguiu manter a triagem inicial de assistência a esses pacientes, porém, no momento, muitos pacientes não estão conseguindo comparecer ao BOS devido à pandemia”, explica o superintendente do grupo BOS, Edil Vidal de Souza.

Como atualmente não há fila de espera para avaliação inicial de transplantes, ou seja, o paciente entra em contato e já é agendado, o superintendente esclarece que essa situação pode impactar nas equipes médicas e na estrutura para essas cirurgias do hospital de Sorocaba, que poderão ficar ociosas nos próximos meses como consequência dessa baixa procura pela avaliação para a cirurgia. Por isso é tão importante que pacientes de todas as localidades façam o agendamento e passem pela avaliação prévia para receber o transplante.

O BOS é o maior centro de transplantes da América Latina e oferece uma estrutura diferenciada de atendimento para o transplante de córneas, com Pronto Socorro 24 horas, tecnologia de última geração e equipe especializada, com mais de 50 médicos especialistas disponíveis, além de um serviço exclusivo de teleatendimento para auxiliar os pacientes que residem em locais mais distantes.

Pelo SUS, o BOS pode atender pacientes de todo Brasil. O cadastro para avaliação do transplante de córneas pode ser feito pelo celular, por meio do aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store, procurando por “Banco de Olhos de Sorocaba”. Caso não seja possível baixar o App do BOS, basta acessar o site: https://app.bos.org.br – Pacientes e fazer o cadastro, porém, algumas funcionalidades de interação no atendimento só existem no App. Para convênios e particulares, a solicitação para avaliação pode ser feita pelo whatsapp (15) 3212-7040.


Número de pacientes na fila de avaliação para transplante de córneas
2019: 1.940
2020: 2.300
2021: fila de espera zerada para avalição

Número de transplantes realizados
2019: 2.137
2020: 1.055
2021: 2.268 (recorde)

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.