Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Cidades da RMS divulgam vacinação de crianças contra a Covid-19

Itu e Mairinque começam imunização às 7h nesta segunda (17); Votorantim e Salto iniciam na terça (18); Sorocaba e Itapetininga ainda não divulgaram

16 de Janeiro de 2022 às 10:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cidades da RMS iniciam vacinação infantil contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (17).
Cidades da RMS iniciam vacinação infantil contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (17). (Crédito: Governo de SP.)

Algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba iniciam a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos a partir desta segunda-feira (17). Segundo o Estado, a região de Sorocaba recebeu até o momento o total de 13,2 mil doses para o início da campanha de vacinação infantil contra a Covid-19.

O governo estadual informa ainda que é de responsabilidade das prefeituras a retirada, o transporte e armazenamento em temperatura adequada das doses. Sorocaba e Itapetininga ainda não divulgaram o início da vacinação.

Uma das primeiras cidades da RMS a iniciar a aplicação das doses será Itu, que começa a imunização a partir das 7h desta segunda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

Segundo a Prefeitura de Itu, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos na cidade começa nesta segunda-feira (17) e vai até o sábado (22) nas UBSs. No Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 5) e UBS 2 (Jardim União), de segunda a sexta, das 7h às 19h, e no sábado das 8h às 14h. Nas demais UBSs a aplicação das doses é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

“Neste primeiro momento, serão vacinadas as crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. As comorbidades foram consideradas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, bem como os documentos de comprovação aceitos”, informa a Prefeitura de Itu.

Já Mairinque foi o primeiro município da RMS a retirar as doses de vacina e também inicia a imunização das crianças nesta segunda às 8h. Segundo a Prefeitura de Mairinque, nesta primeira etapa, serão imunizados meninos e meninas com comorbidades e deficiência. A vacinação ocorrerá das 8 às 15h no Centro de Saúde da Vila Sorocabana.

Lembrando que a vacinação de crianças contra a doença não é obrigatória, mas foi autorizada tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto pelo Ministério da Saúde.

Votorantim e Salto

Já os municípios de Votorantim e Salto iniciam a imunização a partir desta terça-feira (18). Piedade também prevê iniciar a aplicação das doses nas crianças de 5 a 11 anos na mesma data. As demais cidades da RMS ainda não divulgaram o calendário da imunização infantil contra a Covid-19.

Em Votorantim, a imunização infantil contra a doença terá início nesta terça, nas crianças entre 9 e 11 anos de idade com algum tipo de comorbidade ou deficiência. “A Prefeitura de Votorantim decidiu nesse primeiro momento limitar a idade de 9 a 11 anos, e ainda não abranger as crianças de 5 a 8 anos, devido à quantidade de doses recebidas inicialmente pelo município neste fim de semana”, destaca.

A cidade recebeu somente 670 vacinas, no entanto, a população-alvo de crianças é entre 5 e 11 de idade em Votorantim é estimada em 11.198. O governo estadual deverá enviar mais doses pediátricas assim que receber mais lotes do Ministério da Saúde.

Conforme a Secretaria da Saúde de Votorantim, para receber a vacina será preciso apresentar o CPF da criança. Na ausência, será aceito o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho será feito em 10 unidades de saúde.

Os pontos de vacinação para a população entre 5 e 11 anos serão as unidades Barra Funda (8h às 12h), Bela Vista (8h às 15h), Clarice (8h às 12h), Serrano (8h às 12h), Cristal (8h às 15h), Green Valley (9h às 12h), Novo Mundo (9h às 12h), Tatiana (9h às 12h), Vila Garcia (8h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h). Esse público infantil deverá estar acompanhado por um responsável e apresentar documento médico que comprove a comorbidade ou deficiência.

De acordo com a pasta municipal, na terça serão utilizadas 10 unidades de saúde somente para aplicar a vacina nas crianças. “Já os adolescentes com 12 anos ou mais poderão receber a primeira, segunda e terceira dose da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen no Aquário Cultura, das 16h às 20h.

Em Salto a imunização do público infantil contra a Covid-19 também começa na terça (18), inicialmente pelo público de 5 a 11 anos com comorbidades. Segundo a Prefeitura de Salto, a cidade recebeu as primeiras doses em número reduzido (530) e, por isso, a divulgação das próximas datas de vacinação será feita mediante a chegada e disponibilidade de novas grades.

A vacinação ocorrerá das 9h às 12h em todos os postos de saúde da cidade, exceto nos bairros Donalísio e Salto de São José, nos quais será realizada nas escolas localizadas ao lado desses espaços.

A Secretaria da Saúde orienta aos pais ou responsáveis para que já façam o pré-cadastro das crianças no site VacinaJá (www.vacinaja.sp.gov.br), e lembra que a apresentação de carta médica, comprovando a comorbidade, será obrigatória. Confira a relação dos postos nesse link: https://sites.google.com/view/saudesalto/unidades.

Piedade

Segundo a Prefeitura de Piedade, a imunização infantil contra a Covid-19 está prevista para começar também nesta terça, mas ainda poderá haver mudança de data. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, primeiro serão imunizadas as crianças com comorbidade ou deficiência.

“Inicialmente, Piedade deve receber 260 doses para vacinação deste público. Todas as informações sobre a Campanha devem ser divulgadas na segunda-feira (17), nas redes sociais da Prefeitura de Piedade”, destaca a Secretaria de Saúde.

A pasta municipal informou ainda que as doses devem ser retiradas pelo município na segunda e que o treinamento dos profissionais foi promovido pelo governo estadual no dia 12 de janeiro por meio de plataforma online.

Já a Prefeitura de Piedade informou que o público-alvo da campanha é de aproximadamente 10 mil crianças. “A aplicação das doses será realizada no Ginásio Municipal de Esporte, localizado na rua Quintino de Campos, 160, Vila Quintino”, informa.

Sorocaba e Itapetininga não divulgaram

Duas das principais cidades da RMS, Sorocaba e Itapetininga ainda não divulgaram quando as cidades devem começar a imunização infantil contra a Covid-19.

A Prefeitura de Sorocaba, no entanto, deverá retirar as doses nesta segunda-feira (17), no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). “Tão logo chegarem, novas ações de vacinação já serão programadas e, em seguida, informadas à população e à imprensa”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba.

Já a Secretaria de Saúde de Itapetininga informa que ainda não recebeu as doses da vacina que serão aplicadas em crianças. “As equipes passam por treinamento e capacitação para atender esse público, de forma remota. Assim que tivermos mais detalhes, informaremos a imprensa”, informou a atual gestão municipal. (Da Redação)