Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Ômicron pode sinalizar fim da pandemia, avalia médico

'Isso não significa acabar com o vírus, mas a doença se tornando endêmica', diz Brum

16 de Janeiro de 2022 às 08:20
Kally Momesso [email protected]
Médico Fernando Brum diz que é cedo para falar em exatidão. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/7/2020)
Médico Fernando Brum diz que é cedo para falar em exatidão. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/7/2020) (Crédito: Médico Fernando Brum diz que é cedo para falar em exatidão. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/7/2020))

Após dois anos do início da pandemia de coronavírus, que virou o mundo ao avesso, a variante Ômicron pode significar um alento e, ao que parece, o fim da pandemia, como avaliou o médico e diretor-técnico da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, Fernando Brum.

“Eu acho que estamos na melhor fase da pandemia, que dá sinais do final dela. Isso não significa acabar com o vírus, mas a doença se tornando endêmica”, disse o médico.

Ele ressaltou que não há embasamento científico, mas sua avaliação não está atrelada ao mero otimismo. O diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia disse ao Cruzeiro do Sul que os casos de Covid-19 estão mais brandos na cidade.

“As variantes Gama e Delta eram muito agressivas, com alto poder de destruição. Hoje, nós estamos em uma fase favorável, com muitos se contaminando, mas de forma leve”.

A variante Ômicron parece ser mais transmissível do que as demais. Entretanto, sua agressividade é menor. “Todos que chegam ao hospital têm o mesmo quadro clínico: ausência de foco infecioso e intensa dor no corpo, apenas queixas superficiais. O vírus está mostrando o enfraquecimento da sua agressividade”, afirmou o médico.

Sobre o perfil das pessoas que estão se contaminando, Fernando Brum reiterou que a grande parte são jovens e adultos, que estão no meio social e produtivo. Já as pessoas não vacinadas tendem a apresentarem complicações, menos comuns aos que foram imunizados, disse o especialista.

De acordo com Fernando Brum, para o futuro é necessário chegar em um limite de doses da vacina, da mesma forma que será importante rever o uso eficaz das máscaras e do distanciamento. “Se a doença se dissemina fácil e complica minimamente, ate certo ponto é uma forma de se adquirir a imunidade de rebanho mais facilmente e com menos riscos. Quando falo para rever, não é liberar geral, mas sim estabelecer critérios técnicos, sociais e econômicos”, concluiu. (Da Redação)