Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Moradores se preparam para encarar o racionamento de água

Rodízio em Sorocaba começa nesta segunda (17) e deve ocorrer por mais de 30 dias; inicialmente interrupções serão das 22h às 5h

16 de Janeiro de 2022 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Amanhã as interrupções ocorrem na Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru
Amanhã as interrupções ocorrem na Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru (Crédito: PEDRO NEGRÃO (14/1/2022))

Assim que receberam a notícia sobre o Plano de Racionamento no abastecimento público de água a partir de amanhã (17), moradores de Sorocaba começaram a se preparar para o rodízio, mas há quem já estava economizando. O porteiro Luiz Antonio de Souza Feitosa, de 37 anos, sempre acompanha a situação dos reservatórios da região. Há cerca de dois anos, ele instalou um sistema para reaproveitar a água da chuva, que ele mesmo criou, e que agora será muito bem utilizado.

Para fazer a captação de água, Luiz disse que utilizou materiais achados na rua e em casa, como um vasilhame, canos e pedras do próprio quintal. “O vasilhame foi cortado com serra para a entrada da água e os canos foram usados para a tubulação. Foram feitas algumas adaptações de curvas de 90º e de 45º para que a água que vem do telhado caia na canaleta e entre pela tubulação de canos. Depois ela passa por duas telas e vai para o vasilhame com pedras, pois essa é uma forma de filtrar a água, e em seguida ela cai na caixa d’água. Eu também coloco uma solução pequenininha de cloro para matar os germes e bactérias”, conta. Segundo Luiz essa água não fica potável para beber, mas ele a utiliza para regar plantas, lavar calçadas e também para limpar a casa.

Já a jornalista Giulia Henriane Fernandes Marins, de 27 anos, mora em um condomínio no bairro Além Ponte, disse que sempre teve consciência em relação ao uso de água, mas assim que ficou sabendo do racionamento, passou a ter ainda mais cuidado. Para evitar o desperdício, Giulia está tomando banhos ainda mais rápidos. Ela fecha a torneira quando passa shampoo no cabelo.

Faz o mesmo procedimento ao lavar a louça. Giulia espera que essas ações também sejam adotadas por outros moradores do condomínio. “Eu moro sozinha, mas a água é rateada entre todos os condôminos, então acho que é um pacto conjunto entre todos durante esse período para que ninguém seja afetado, porque não adianta só eu estar fazendo a minha parte e meu vizinho estar gastando água o dia inteiro”, enfatizou.


Dicas

Para evitar gastos desnecessários e o desperdício de água em casa, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba pede a colaboração da população e dá dicas sobre como é possível economizar. Confira o que você pode fazer para economizar: feche bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; evite banhos demorados; mantenha a válvula da descarga sempre regulada; nunca use o vaso sanitário como lixeira; antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; não lave a calçada (o ideal é usar uma vassoura e varrer); utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e fique sempre atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

O Saae Sorocaba informa também que lançou uma Calculadora de Consumo de Água, para que cada família avalie e controle o quanto utiliza de água em sua residência. O serviço é on-line e está disponível no site www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/ .

Rodízio de água

O Plano de Racionamento no abastecimento público de água começa amanhã (17) em Sorocaba por meio do sistema de rodízio. A medida foi assinada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) na quarta-feira (12) e será implantada de forma intercalada em toda a cidade por pelo menos 30 dias.

Serão realizadas interrupções planejadas no fornecimento de água à população, alternando períodos com e sem abastecimento, de forma distribuída nas diferentes regiões da cidade. A cada dia, haverá bairros, em praticamente todas as regiões da cidade, que terão abastecimento interrompido temporariamente. A promessa é de equidade na participação de toda a população, sem priorização de uma região em detrimento de outra.

O rodízio irá funcionar da seguinte forma: entre amanhã e dia 24 de janeiro, as interrupções no fornecimento ocorrerão das 22h às 5h e, a partir do dia 25 de janeiro, das 18h às 6h. De acordo com a Prefeitura, a manobra é necessária como forma de promover adequações no sistema de captação, resguardando o bom funcionamento do maquinário e das tubulações, e de ajustar a redução escalonada da vazão das adutoras que conduzem água de Itupararanga para a Estação de Tratamento de Água do Cerrado.

Para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) todas as medidas que estimulem a redução no consumo de água são importantes e bem-vindas considerando a atual situação de escassez hídrica da região.

De acordo com um informativo divulgado pelo CBH-SMT, em janeiro de 2020, o nível de água no barramento da Usina Hidrelétrica de Itupararanga era de 820,89 metros. No ano seguinte, em 2021, janeiro apresentava nível de 819,91 metros e em 2022, o ano iniciou com 817,37 metros, 3,52 metros a menos de água represada em comparação com 2020.

“A eficácia das medidas de contingência dependerá da capacidade de recuperação do reservatório e, consequentemente, da redução no consumo de água e dos índices pluviométricos. O ano de 2022 teve início com a represa de Itupararanga em um nível bem inferior ao do início de 2021. Infelizmente, as previsões meteorológicas e climatológicas não indicam um ano chuvoso acima da média dos anos anteriores, o que traz um alerta”, ressalta o Comitê.

Dessa forma, CBH-SMT também orienta a população, empresas e órgãos públicos que colaborem com a economia de água, usando-a de forma mais eficiente e traçando estratégias para reduzir o consumo.


Programação do rodízio

Amanhã (17): as interrupções ocorrem em áreas atendidas pelos reservatórios ou centros de distribuições da Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru; Terça (18): Booster Eldorado, Granja Olga, Caixa Eldorado, Brigadeiro, Astúrias, Iporanga 2, YKK, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota; Quarta (19): Mosteiro São Bento, Centro, João Romão, Maria Eugênia, Sorocaba 1, Ipatinga, Santana, Aparecidinha e Nikkey; Quinta (20): Sevilha, Campolim, ETA Cerrado, Rede 6, Planalto, Horto, Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.

A relação completa de cada bairro atendido por determinado reservatório da cidade e outras informações sobre o rodízio de água estão disponíveis no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) e no site do Saae (www.saaesorocaba.com.br). A população também pode entrar em contato com o Saee através do WhatsApp (15) 99850-3936 ou o e-mail [email protected]. A partir do amanhã, o Saae disponibilizará o telefone (15) 3224-5858, exclusivamente para essa finalidade. (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos