Buscar no Cruzeiro

Buscar

Surto da doença

Sorocaba confirma duas mortes por gripe e 3 casos de H3N2

Uma das mortes confirmadas é de uma criança de 7 anos; a Secretaria da Saúde ainda não informou detalhes sobre o outro óbito

14 de Janeiro de 2022 às 13:24
Vinicius Camargo [email protected]
Sorocaba registrou, até o momento, cinco casos de influenza neste ano, sendo três de H3N2, com duas mortes
Sorocaba registrou, até o momento, cinco casos de influenza neste ano, sendo três de H3N2, com duas mortes (Crédito: PxHere)

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou as duas primeiras mortes por gripe na cidade neste ano. A pasta ainda informou ter detectado, até o momento, três casos de influenza A-H3N2 no município. As informações foram divulgadas pela secretaria na tarde desta sexta-feira (14), a pedido do Cruzeiro do Sul. Uma das mortes confirmadas é de uma criança de 7 anos, sem comorbidades, que faleceu na quarta-feira (12). A SES ainda não divulgou os detalhes sobre o outro óbito.

Segundo a pasta municipal, só nos primeiros 14 dias de janeiro, foram identificados cinco casos de influenza na cidade. Ainda conforme a secretaria, além dos três registros de H3N2, os subtipos dos outros dois não foram levantados. Por isso, são classificados apenas como influenza A. Sobre a morte da criança, a SES informou que a Vigilância Epidemiológica Municipal acompanhou o caso.

Prevenção

O surto de síndrome gripal ocorre em todo o Estado de São Paulo. Desta forma, é preciso seguir algumas dicas para evitar a contaminação. Em relação à higiene, a SES orienta limpar sempre as mãos e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. Outras recomendações são usar máscara de proteção, se houver indicação, evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas e manter o esquema vacinal em dia.

Como agir


Também é importante ficar atento ao modo de agir em casos de sintomas gripais. De acordo com a SES, quem tiver sintomas leves deve procurar uma das cinco UBSs sentinelas -- Éden, Fiori, São Guilherme, Simus e UPH Zona Leste. Os sinais incluem febre, tosse, irritação na garganta, dor no corpo, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite. As unidades São Guilherme e UPH Zona Leste funcionam 24 horas, de domingo a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos. As demais atendem de segunda a sexta-feira, das das 7h às 19h.

Já pessoas com sintomas graves devem buscar as unidades de urgência e emergência, sendo Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os sinais mais agudos englobam falta de ar, desmaio, convulsão, confusão mental, doenças crônicas que pioram em função dos sintomas gripais e febre persistente acima de 39ºC. (Colaborou Vanessa Ferranti)