Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Carretas vão atender a casos de gripe e Covid-19 em Sorocaba

Unidades móveis devem ficar estacionadas na Praça da Bandeira, no Centro, e no Parque São Bento

14 de Janeiro de 2022 às 01:10
Ana Claudia Martins [email protected]
Operação com megacarretas deve proporcionar um atendimento mais rápido aos sorocabanos
Operação com megacarretas deve proporcionar um atendimento mais rápido aos sorocabanos (Crédito: Reuters/SIPHIWE SIBEKO)

Com o aumento nos casos de gripe e de Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba irá colocar, em breve, duas novas unidades de saúde móveis para atender por demanda espontânea a população da cidade, incluindo testes para o coronavírus. Chamadas de “megacarretas” inicialmente as unidades móveis deverão atender em praças da cidade, como a da Bandeira, no Centro, e no Parque São Bento.

Conforme o documento da Secretaria da Saúde (SES), publicado no Jornal do Município no último dia 7 de janeiro, cada unidade móvel deverá ter seis médicos, sendo dois pediatras, e mais cinco enfermeiros para reforçar os atendimentos exclusivos para casos de síndrome gripal e também pacientes com sintomas respiratórios.

A contratação do serviço de operacionalização e gestão das unidades móveis de saúde já está em andamento, em caráter de emergência e com dispensa de licitação, por conta da prorrogação do decreto do estado de calamidade pública na cidade até 31 de março deste ano.

A medida é por conta do aumento de novos casos de Covid em Sorocaba, além do aumento no atendimento de pacientes com sintomas gripais em praticamente todas as unidades de saúde nos últimos dias. “Visando a manutenção das ações nas Unidades Básicas da Saúde, além da continuidade da vacinação contra Covid-19, e para que não haja desassistência aos pacientes, é imprescindível a contratação imediata de Unidade Assistencial para Atendimento ao Paciente Sintomático Respiratório.

Não havendo outra forma se não a realização da presente celebração emergencial de termo de convênio, com dispensa de licitação”, informa o documento.

O contrato, inicialmente, será por 90 dias, podendo ser prorrogado. No documento não consta o valor e segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba a contratação será feita pelo menor valor apresentado, por meio de instituição sem fins lucrativos, nos termos do art. 24, IV e 116 da Lei Federal 8.666/1993.
O documento prevê ainda que as unidades móveis prestem atendimento multidisciplinar nas áreas médicas, de enfermagem e multiprofissional, de maneira resolutiva e qualificada aos pacientes com sintomas respiratórios da cidade, de todas as faixas etárias.

“A Unidade Sentinela para o Sintomático Respiratório deverá acolher e atender, por demanda espontânea, todos os pacientes que procurarem a unidade apresentando sintomas respiratórios e/ou de síndrome gripal, garantindo o atendimento médico, de enfermagem e multiprofissional, de modo a definir a conduta necessária para cada caso referenciando os casos de maior gravidade, para o serviço de maior complexidade (seguir protocolos e fluxos da Secretaria da Saúde) ou para a Atenção Básica, conforme protocolos, fluxos e vigilâncias compartilhadas pactuadas”, diz trecho do documento.

Já o horário de funcionamento está previsto das 7h às 1h, em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos.


Testes Covid

As duas unidades móveis deverão ter os exames de análises clínicas para Sars-Cov-2 (coronavírus) por RT-PCR, sendo de responsabilidade da conveniada a coleta dos materiais com as devidas orientações sobre o preparo e coleta de amostras, identificação, o devido acondicionamento até o transporte e entrega dos resultados aos munícipes de acordo com o Protocolo Municipal.

A previsão é que a os testes de Covid-19 ocorram durante todo o período de funcionamento das unidades, ininterruptamente. “Os exames de relevância epidemiológica deverão ser coletados de acordo com os Protocolos Municipais vigentes e armazenados corretamente até o transporte que será realizado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica”, informa o documento.


Ampliação de leitos

A Prefeitura de Sorocaba está ampliando o número de leitos Covid e de unidades sentinelas para atender o aumento de casos de gripes e de Covid-19. Foram mais 19 leitos específicos, sendo 15 clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) contratados e estão sendo utilizados no Hospital Amhemed, desde a última segunda (10).

Com essa ampliação, a cidade passou de 30 para 49 leitos Covid, sendo 25 clínicos e 24 de UTI, para atender moradores da cidade. Desde o fim do ano passado, também foram disponibilizadas cinco unidades de saúde sentinelas para atender exclusivamente quadros de síndrome gripal, sendo duas delas funcionando 24 horas, diariamente, a Unidade São Guilherme e a Unidade Zona Leste, além de outras nove Unidades de Urgência e Emergência para atender esses casos. (Ana Cláudia Martins)