Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Novas internações por Covid são de casos menos graves

Dados apontam que a maioria são de pacientes vacinados

13 de Janeiro de 2022 às 00:43
Marcel Scinocca [email protected]
Santa Casa de Sorocaba atende pelo SUS os diagnosticados com a doença
Santa Casa de Sorocaba atende pelo SUS os diagnosticados com a doença (Crédito: VINíCIUS FONSECA (15/5/2020))

As novas internações por Covid-19, em ascensão em Sorocaba, nos últimos dias, são de casos menos graves. A informação é do médico Fernando Brum, diretor-técnico da Santa Casa e da UPH Leste. Dados obtidos pela reportagem, por amostra simples, aponta que a maior parte dos internados são vacinados.

O médico reforça a necessidade da vacinação e de se manter alerta em relação aos cuidados com a pandemia.

Para Brum, os casos atuais são mais leves e o cenário atual, mesmo que haja mais internações, é diferente do que já vivemos, em especial na chamada terceira onda, no primeiro semestre de 2021.

“As internações são mínimas, sem óbitos e a permanência é curta”, diz médico, que está presente no combate à pandemia no hospital. Ainda conforme ele, a recomendação é para que as pessoas continuem tomando os cuidados sanitários e de saúde, e se vacinando, dentro do Plano Nacional de Vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, 72 pessoas estavam internadas na terça-feira (11). Desses, 41 eram homens e 31 eram mulheres. Ainda desse total, 58 estavam vacinados com, ao menos, uma dose e não constava ainda no prontuário a informação sobre vacinação nos outros 14 pacientes. Ou seja, 80% dos pacientes eram vacinados.

Devido à instabilidade do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), do Ministério da Saúde, a SES não conseguiu levantar a faixa etária dos internados com suspeita ou confirmação da Covid-19. (Marcel Scinocca)


3.342 pessoas aguardam resultado de teste

Sorocaba registrou ontem (12) o maior número de pessoas à espera de resultado de exames para detectar a Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Da data, a cidade também registrou 207 novos casos, além de uma morte.

Pelos números da Secretaria de Saúde da cidade, 3.342 pessoas aguardavam resultado de exames, feitos em unidades de saúde, pública e privada. É recorde desde 24 de março de 2020, quando o primeiro caso foi registrado em Sorocaba.

Ainda conforme os dados, os números de ontem ultrapassaram o até então mais alto patamar registrado na terça-feira (11), que era de 2.864 pessoas. Esses números superam os dados da fase mais crítica da pandemia, registrado, em março de 2021. No dia 28 daquele mês, por exemplo, 2.645 pessoas aguardavam resultados de exames.

A cidade também recebeu a notificação de mais 207 casos confirmados da Covid-19, Com isso, os casos confirmados com a doença passaram de 87.849 para 88.056 na cidade.

O total de pessoas em recuperação -- isolamento domiciliar -- era de 333. Por outro lado, a cidade também registrou aumento do número de recuperados da Covid-19, chegando ao total de 84.827, com 194 pessoas nessa situação.

Os óbitos confirmados aumentaram para 2.876, com mais um registro. Trata-se de uma mulher de 89 anos, com doença neurológica crônica. (Da Redação)