Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise Hídrica

Prefeito define plano de racionamento de água em Sorocaba

Veja como vai ficar o rodízio em cada bairro

12 de Janeiro de 2022 às 12:40
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeito anuncia medidas de racionamento de água
Prefeito anuncia medidas de racionamento de água (Crédito: Pedro Negrão)

O racionamento de água em Sorocaba começa na próxima segunda-feira (17), das 22h às 5h, quando determinadas regiões ficarão sem água nesse período, ou seja, com o fornecimento interrompido. A medida afetará toda a cidade e serão três dias com abastecimento normal e um dia com interrupção no fornecimento de água, em determinado período.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, neste momento, todos os bairros da cidade foram divididos em quatro grupos, e o racionamento de água irá durar 30 dias, contados a partir do dia 25 de janeiro. Em seguida, será avaliado se a medida continuará ou não a partir do dia 25 de fevereiro.

Na primeira semana, do dia 17 a 24 de janeiro, o racionamento de água começará de maneira diferenciada por conta da preparação técnica do Saae Sorocaba e também para que a população se prepare para a medida. Em seguida, a partir do dia 25 de janeiro, o racionamento de água será das 18h às 6h.

Os detalhes do racionamento de água estão no site do Saae e também da Prefeitura de Sorocaba. O anúncio foi feito no início da tarde desta quarta-feira (12) durante coletiva de imprensa sobre a crise hídrica que afeta pelo menos 8 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Conforme o Saae Sorocaba, o racionamento de água em Sorocaba tem como objetivo gerar uma economia de 20% do consumo que a cidade faz do volume de água da represa de Itupararanga, que é responsável por 85% do abastecimento da cidade. A economia de 20%, segundo o Saae, equivale a quantidade de água que o município de Votorantim consome por dia.

Como será o rodízio

A cada dia, um grupo fica sem abastecimento por 12 horas e tem o fornecimento normalizado por mais 84 horas (esquema 12h/84h), cuja relação se repete nessa ordem, sucessivamente, enquanto durar o racionamento.

Entre os dias 17 e 24 de janeiro, as interrupções no fornecimento ocorrerão das 22h às 5h.

Essa fase será determinante para a realização de manobras, a fim de que o Saae/Sorocaba promova adequações no sistema de captação, resguardando o bom funcionamento do maquinário e das tubulações, e para ajustar a redução escalonada da vazão das adutoras que conduzem água de Itupararanga para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.

A partir do dia 25 de janeiro, as interrupções no fornecimento serão das 18h às 6h. 

Mais informações: https://www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua/ 

Veja o rodízio do grupo 1 - Divulgação
Veja o rodízio do grupo 1 (crédito: Divulgação)

Veja o rodízio do grupo 2 - Divulgação
Veja o rodízio do grupo 2 (crédito: Divulgação)

Veja o rodízio do grupo 3 - Divulgação
Veja o rodízio do grupo 3 (crédito: Divulgação)

Veja o rodízio do grupo 4 - Divulgação
Veja o rodízio do grupo 4 (crédito: Divulgação)

Desperdício e multas - Divulgação
Desperdício e multas (crédito: Divulgação)

Galeria

Confira a galeria de fotos