Buscar no Cruzeiro

Buscar

Período chuvoso

Saae anuncia serviços de desassoreamento do córrego Itanguá

O serviço emergencial de limpeza também é realizado em todas as regiões da cidade

12 de Janeiro de 2022 às 07:19
Marcel Scinocca [email protected]
Serviço de limpeza e abertura de calhas já foram iniciados
Serviço de limpeza e abertura de calhas já foram iniciados (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) anunciou no início do mês a programação do desassoreamento do córrego Itanguá. O serviço será feito no trecho aproximado de 1.680 metros, entre a avenida Riusaku Kanisawa e a rua Manoel de Camargo Sampaio (Jardim Marli), na zona norte da cidade.

Especialista, entretanto, considera que a época é inadequada para esse tipo de serviço. A execução dessa obra, conforme a autarquia, assim como do desassoreamento de todo o trecho urbano do rio Sorocaba, ficaria a cargo do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), ligado ao Governo do Estado.

“Porém, devido às recentes chuvas, o Saae/Sorocaba está realizando, com recursos próprios, intervenções emergenciais em toda a cidade, principalmente em pontos do córrego Itanguá, na região dos bairros Itapemirim e Jardim Marli, em função dos alagamentos recentes. Nesses locais, os trabalhos intensos vão prosseguir por mais 20 dias”, garantiu.

“Montamos uma verdadeira força-tarefa. Deslocamos funcionários e máquinas para fazer a desobstrução do córrego Itanguá em locais onde há a travessia de veículos e o estrangulamento de passagem de água. Além disso, ocorre a retirada de entulho e sujeira do córrego”, aponta o chefe do Departamento de Drenagem do Saae/Sorocaba, Maurício Marques.

O serviço emergencial de limpeza também é realizado em todas as regiões da cidade, onde há passagens
viárias sobre córrego. “Fazemos a limpeza da tubulação e das galarias. Temos retirado todo tipo de entulho. A medida abrange também o Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha, em que a grelha de drenagem chegou a entortar, devido ao peso da grande quantidade de objetos e outros materiais que se acumularam ali”, complementou Maurício.

Questionado se seria o período correto para o trabalho, em função das chuvas desta época do ano, o Saae afirmou que “os serviços de desassoreamento que estão sendo executados em caráter emergencial pelo Saae/Sorocaba consistem na intervenção em pontos de estrangulamento do córrego Itanguá, com objetivo de otimizar o escoamento das águas, minimizando os impactos decorrentes de intensas chuvas, comuns nesta época do ano”.

André Cordeiro Alves dos Santos, mestre e doutor em engenharia ambiental e especialista em ecossistemas aquáticos e recursos hídricos, comenta a atuação do problema neste período do ano. “Fazer drenagem de rio nesta época é enxugar gelo. Pode evitar um ou outro episódio de enchente, mas não resolve o problema em médio e longo prazo”, garante.

Ainda conforme Cordeiro, este sempre é o problema da drenagem de rios ele auxilia para evitar enchentes, “mas a médio e longo prazo aumenta a possibilidade de enchentes a jusante, abaixo do rio, e por incrível que pareça aumenta a sedimentação no rio, pois diminui a velocidade do rio”. “Além disso é um serviço sem fim, pois é tirar o sedimento e logo em seguida ele volta, pois depende da drenagem da cidade e impermeabilização; na hora que começa este serviço não pode mais parar”, observa.

“O ideal é trabalhar com a drenagem do município para evitar o assoreamento dos rios, evitando que o sedimento chegue aos rios. Porém, se for necessário para evitar episódios de enchente pontuais, o melhor é fazer no período da estiagem, pois além da calha do rio estar mais rasa, o trabalho rende mais pois na primeira chuva parte do sedimento pode voltar. Além disso é necessário transportar o sedimento para algum lugar onde ele não vai voltar em seguida para o mesmo ou outro curso de rio”, conclui.

Custo

Estima-se que as intervenções emergenciais em andamento terão um custo aproximado de R$ 15 mil. A reportagem questionou o Saae sobre a questão, em especial, sobre a responsabilidade sobre os custos.

“Já, as intervenções na calha do córrego Itanguá, no trecho entre as ruas Manoel Camargo Sampaio e av. Riuzaku Kanizawa, foram solicitadas ao Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), em processo que incluiu o desassoreamento no trecho urbano do rio Sorocaba que, por se tratar de manancial com interferência em vários municípios, é preciso que o órgão estadual realize esse tipo de procedimento. A autarquia aguarda resposta com urgência do órgão estadual quanto à solicitação”, disse a autarquia em resposta. (Marcel Scinocca)