Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval 2022

Escolas de Sorocaba cancelam programação e desfile no Parque das Águas

Motivo é o aumento dos casos de gripe e de Covid-19 na cidade; programação iria ocorrer com recursos da iniciativa privada

11 de Janeiro de 2022 às 11:46
Cruzeiro do Sul [email protected]
Escolas de samba da cidade, que desfilariam no Carnaval 2022, no Parque das Águas, cancelam programação.
Escolas de samba da cidade, que desfilariam no Carnaval 2022, no Parque das Águas, cancelam programação. (Crédito: Divulgação)

A Associação Cultural do Samba de Sorocaba (Acusa) decidiu cancelar toda a programação do Carnaval 2022 na cidade por conta da pandemia da Covid-19. A programação iria ocorrer no Parque das Águas, com recursos captados pela iniciativa privada, e teria um desfile com quatro escolas. A decisão foi tomada durante uma reunião na sede da entidade, que foi realizada na noite desta segunda-feira (10).

Outras escolas de samba da cidade já haviam anunciado no ano passado que não participariam da programação do Carnaval 2022 por conta da situação pandêmica. Além disso, a Prefeitura de Sorocaba também já havia anunciado que não aplicará recursos públicos para a realização do Carnaval em 2022 na cidade.

Na ocasião, a gestão municipal informou ainda que “não se trata de uma medida contrária à realização do Carnaval no município”. “As ações dessa importante festa popular brasileira poderão ocorrer normalmente na cidade, desde que realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada ou recursos próprios, por exemplo”, informou a Prefeitura de Sorocaba.

O mesmo ocorreu também em 2021, e não houve programação carnavalesca no município, também por conta dos casos confirmados da Covid-19.

Conforme o vice-presidente da Acusa, Marcelo Mello, a programação do Carnaval 2022 foi totalmente cancelada devido ao atual cenário de aumento de casos de gripe e também de Covid-19. “O cancelamento devido a pandemia foi uma decisão unânime e agora vamos nos preparar a realização do Carnaval 2023”, disse Mello.

Com custo estimado em R$ 45 mil, a programação seria realizada no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, no período de 25 de fevereiro a 1 de março de 2022. Além do desfile de quatro escolas de samba, Mocidade Independente, Gaviões da Fiel, Planeta Negro e Estrela da Vila, o evento teria ainda outras atrações, como a festa de lançamento do Carnaval 2022, eleição da corte do carnaval, entre outras atrações.

Demais escolas e blocos

Em novembro do ano passado, outras escolas de samba filiadas à União Sorocabana de Escolas de Samba (Uses) já haviam anunciado que não participariam do Carnaval 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Do total de oito escolas, seis já tinham decidido não desfilar.

Na ocasião, o presidente da Uses, Eduardo Ribeiro Leite, disse que a decisão foi tomada por conta da pandemia da Covid-19. “Nós não sabíamos como que iria estar a vacinação e como a cidade estaria em termos de pandemia em fevereiro deste ano. E, também, entendo que muitos da população perderam os seus entes queridos”, destaca.

Em relação aos blocos de carnaval de Sorocaba, o mais tradicional e antigo da cidade, o “Depois a Gente se Vira” também não desfilará pelas ruas da cidade no Carnaval 2022. A organização do bloco informa que a decisão já estava tomada desde o ano passado por conta da pandemia.

A última vez que o bloco Depois participou do carnaval de rua em Sorocaba foi no dia 21 de fevereiro de 2020, quando abriu as festividades carnavalescas na cidade.

Estuda alternativas

A Secretaria de Cultura (Secult) foi comunicada da decisão do cancelamento da programação de Carnaval, que seria realizada pela Associação Cultural do Samba de Sorocaba, com recursos da iniciativa privada, diante do aumento do número de casos e de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o Estado de São Paulo, o que inclui casos de Covid-19 e de gripe Influenza.

"Com relação à programação cultural realizada pela Prefeitura, o prefeito Rodrigo Manga já havia anunciado, em novembro do ano passado, que não serão aplicados recursos públicos para a realização do Carnaval em 2022 na cidade. A Secult informa que estuda a possibilidade da realizar atividades ao ar livre, sem a utilização de recursos públicos e buscando parcerias e recursos privados, respeitando e seguindo rigorosamente os protocolos sanitários e as orientações da Secretaria da Saúde (SES)", informa a pasta municipal.

Itu também cancelou

Por conta do aumento de casos de gripe e também da Covid-19, mais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também anunciaram o cancelamento do Carnaval 2022. No último dia 6 de janeiro, a Prefeitura de Itu anunciou que cancelou o carnaval de rua da cidade. O motivo é a situação epidemiológica do município.

Segundo a Prefeitura de Itu, a decisão foi tomada pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL) após avaliação dos índices de contaminação de gripe, coronavírus e demais quadros de síndromes gripais e respiratórias.
“Eventos carnavalescos privados estão permitidos desde que sejam seguidas todas recomendações sanitárias como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e redução da concentração de público em espaços onde não seja possível ter o controle sanitário”, diz o texto.

A Prefeitura também informou que as apresentações artísticas previstas para as comemorações do aniversário da cidade de Itu também estão canceladas. A cidade faz aniversário em 2 de fevereiro. (Da Redação)