Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Praça Cel Fernando Prestes recebe homenagem ao Dia do Fotógrafo

A pérgula da praça ganhou, neste sábado (8), varais que exibiam trabalhos de diversos profissionais

08 de Janeiro de 2022 às 16:33
Cruzeiro do Sul [email protected]
Praça Cel Fernando Prestes recebe homenagem ao Dia do Fotógrafo
Praça Cel Fernando Prestes recebe homenagem ao Dia do Fotógrafo (Crédito: Pedro Negrão)

A praça Coronel Fernando Prestes recebeu a 36ª edição do evento em homenagem ao Dia do Fotógrafo, celebrado neste sábado (8), após dois anos de pausa, devido a pandemia de Covid-19. A pérgula foi adornada por varais com imagens de diversos profissionais e chamou atenção de quem passava pelo local. Neste ano, o fotógrafo homenageado foi o Shiroo Watanabe, que veio para Sorocaba no final de 1940, junto com seus irmãos, se estabeleceu no Centro da cidade.

A exposição, realizada pelo Grupo Imagem, começou a ser montada na praça logo de manhã, por volta das 9h, e recebeu visitantes até às 16h. Ao decorrer do dia, fotógrafos levaram seus trabalhos para serem expostos no varal, segundo Edeson Souza, presidente da instituição realizadora do evento. Para ele, a fotografia tem um papel muito importante na sociedade e contribui com o desenvolvimento de pessoas.

“As imagens contam a história da cidade e muitas vidas são transformadas por meio da fotografia. Prezamos pela inclusão, desde jovens até a melhor idade. O Grupo Imagem surgiu em 1986 e, desde então, fazemos homenagens a esse profissionais. Nos últimos dois anos, tivemos que parar por conta da pandemia. Estamos muito felizes com essa retomada. Neste ano, estamos homenageando o Shiroo, que também fez história aqui em Sorocaba”, diz.

Seu Shiroo

No final da década de 1940, os irmãos Watanabe desciam do trem na estação da Estrada de Ferro Sorocabana para recomeçar sua vida na cidade. Talvez o espírito japonês de tecnologia já estivesse no sangue, pois normalmente as famílias nipônicas preferiam ficar na lavoura.

Conforme os irmãos iam abrindo suas lojas com nomes inspirados em astros e futuro: Cosmos, Tokio, Moderna, os Watanabe cresceram profissionalmente e investiram em novos equipamentos para retratar os seus novos clientes sorocabanos.

As mãos calejadas dos irmãos, na lavoura de Lins e Marília, cidades onde plantaram café e algodão, fizeram com que as raízes de descendentes Watanabe, em Sorocaba, surgissem no comércio com a garra em vencerem na vida profissional.

E vem daí também a expansão dos negócios da família na cidade. A presença do irmão “seu Shiroo Watanabe”, na rua Doutor Braguinha, conquistou imensa freguesia na loja de fotografia.

Entre os amigos dos irmãos Watanabe e Shiroo, estava o saudoso Lima Duarte, um dos ícones em comércio fotográfico de Sorocaba com seus três filhos que produziam fotos 3x4 da região.